Durante live, SETCESP lança serviço de Seleção de Talentos
Compartilhe

O serviço de recrutamento e seleção tem como objetivo viabilizar a contratação de profissionais para empresas de transporte

Com mais uma novidade em seu portfólio de vantagens, o SETCESP apresentou nesta última quarta-feira (28), durante uma live em seu canal do YouTube, o Seleção de Talentos um serviço que auxilia as transportadoras na contratação de novos profissionais para o preenchimento de vagas abertas.

“Em 2021, o setor de transporte rodoviário de cargas abriu quase 23 mil postos de trabalho, uma alta de 35% em relação ao ano anterior”, comentou Ana Jarrouge, presidente executiva do SETCESP, apresentando dados divulgados pelo IPTC (Instituto Paulista do Transporte de Carga), ressaltando que todo crescimento gera alguns desafios.

“Um deles é ajustar processos de gestão para serem mais assertivos”, disse complementando que neste último ano foi percebido nas transportadoras uma crescente necessidade: a de profissionais adequados para preencherem seu quadro de colaboradores. “E nós aqui do SETCESP, não poderíamos deixar de suprir essa demanda”, destaca.

O novo serviço viabiliza um processo seletivo totalmente personalizado. O Seleção de Talentos é exclusivo para empresas associadas ao SETCESP. Por meio dele ocorrerá a indicação dos profissionais que correspondem ao perfil técnico e comportamental da vaga e à cultura da empresa.

Itala Santos, responsável pela área de Recursos Humanos (RH) do SETCESP, compartilha que o serviço está preparado para mediar e facilitar a admissão de profissionais para diversos cargos. “Atualmente, está disponível para vagas administrativas e operacionais, incluindo o de motorista, que eu acredito que será uma das maiores demandas”.

Junto com Santos, integra o time de RH do SETCESP, Micael Vital, que apresentou durante a transmissão, como funciona cada etapa do serviço de Seleção de Talentos. “Assim que as empresas nos enviam os dados sobre as vagas, começaremos um processo de seleção por competência, assim eliminamos ‘o achismo’ considerando apenas as habilidades e conhecimentos técnicos de cada candidato”, contou Vital.

O serviço é realizado em parceria com o Emprega Transporte do SEST SENAT (Serviço Social e de Aprendizagem do Transporte), portal de empregabilidade que já é referência no setor.

Mariano de Deus, coordenador de aperfeiçoamento de RH do SEST SENAT, contou que assim como o Seleção de Talentos, o Emprega Transportes nasceu da necessidade das empresas, e atende a todo o Brasil.

“Antes o interessado pegava seus currículos e saia para entregar nas firmas. Agora, ele consegue fazer isso de forma mais prática. Hoje, o Emprega Transportes tem mais de 3 mil currículos cadastrados que serão acessados pelo Seleção de Talentos. O trabalho conjunto é a melhor forma para encontrar soluções”, avaliou Mariano.

Enquanto isso, Jamil Silva, analista do SEST SENAT, falou sobre o relançamento do site do Emprega Transportes, feito há pouco tempo. “Temos uma nova identidade visual, a página está muito mais intuitiva”, apresentou demonstrando como é fácil realizar o cadastramento do currículo. “O mais importante é o candidato deixar seus dados atualizados”, avisou.

Assista a live na íntegra:


voltar