A duplicação e restauração da BR-381 englobará os 303 quilômetros de extensão da rodovia desde Belo Horizonte até Governador Valadares, no Leste de Minas Gerais. Segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), estão previstos a construção de cinco túneis, 34 pontes, 66 viadutos, 31 passarelas, 150 paradas de ônibus e a construção de 133.800 metros de defensas, além da restauração da pista atual.
Em visita a cidade de Governador Valadares, em fevereiro, a presidente Dilma Rousseff anunciou a liberação da duplicação da BR-381 até Governador Valadares (MG).
“Esta obra é prioritária para o governo. Ela será executada a tempo e com qualidade”, afirma o ministro dos Transportes, César Borges. Em nota, o Ministério dos Transportes e o DNIT garantiram que todas as determinações da Presidência da República serão cumpridas em “relação à obra necessária e urgente, não só para os mineiros, como para todo o país”.
A obra que faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (Pac) foi dividida em 11 lotes, sete já foram licitados e as empresas vencedoras trabalham na conclusão dos projetos executivos. Outros três lotes tiveram seus editais lançados na semana passada, seguindo o cronograma do DNIT. A última parte deste projeto, o lote 8b será lançada nos próximos dias.
“O edital está em revisão para inclusão da retirada e reassentamento das famílias entre as obras a serem executadas pela empresa vencedora. O que vai dar mais celeridade ao processo construtivo”, esclarece o coordenador de Comunicação Social do DNIT, Evandro José de Alvarenga.
O DNIT informou ainda que está iniciando a elaboração de um anteprojeto de engenharia para o trecho da região de Governador Valadares (lotes 1 e 2). O objetivo é licitar tal obra ainda este ano. Este projeto vai garantir a duplicação de mais 90 quilômetros basicamente em áreas rurais localizados entre Governador Valadares e o entroncamento com a MG-320.
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