Diretoria do SETCESP debate as restrições aos caminhões em São Paulo
Compartilhe
12 de Agosto de 2009 – 10h00 horas / Imprensa SETCESP
A Diretoria Plena do SETCESP reuniu-se na manhã desta terça-feira na sede da entidade em São Paulo para debater uma série de assuntos de grande importância para o transporte de cargas em sua base territorial. Dentre os assuntos, o destaque ficou para as restrições ao transporte de cargas na cidade de São Paulo, medida que completou um ano em vigor, mas não trouxe o alívio ao trânsito esperado pela prefeitura e pelos órgãos que implementaram as regras.
Pelo contrário, além de obrigar os transportadores a utilizar veículos menores para poder continuar suas operações no Centro Expandido da cidade, na chamada Zona de Máxima Restrição à Circulação (ZMRC), aumentando o número de utilitários e caminhões menores nas ruas, as restrições dificultaram muito as operações urbanas e geraram transtornos, atrasos e custos.
A diretoria do SETCESP abordou estes entraves à atividade das empresas de transportes, ressaltando que a entidade já fez uma série de sugestões e encaminhou ofícios para a prefeitura para que algumas mudanças sejam feitas. “Um dos pontos principais é a adoção efetiva das entregas noturnas, nos termos do Decreto assinado por José Serra em 2005, quando ainda era prefeito da Capital. Outro ponto importante é a retirada dos VUCs (Veículos Urbanos de Carga, com até 6,3 metros entre pára-choques) das restrições”, comenta o presidente do SETCESP, Francisco Pelucio.
Todo este debate, que já não se esgota apenas em São Paulo, já que outros grandes centros urbanos do Brasil e até cidades pequenas estão adotando restrições aos caminhões, será o grande tema do 21º Fórum Paulista do Transporte, evento que debaterá a essencialidade do abastecimento urbano para São Paulo nesta quinta-feira, dia 13 de agosto, no SETCESP.
Com as presenças do prefeito Gilberto Kassab e do secretário de Transportes Alexandre de Moraes, o Fórum tratará das restrições, da mobilidade urbana e da necessidade de priorização das atividades de cargas na cidade em prol do próprio funcionamento da cidade. O evento será aberto pelo presidente do SETCESP, Francisco Pelucio. Além de Kassab e Moraes, também participarão do debate e de palestras Solange Virilo Borbily, da Petrobras, Ricardo Teixeira, vereador e presidente da Comissão de Trânsito, Transporte, Atividade Econômica, Turismo, Lazer e Gastronomia da Câmara Municipal de São Paulo, Arab Chafic Zakka, vice-presidente da Associação Comercial de São Paulo e Urubatan Helou, ex-presidente e membro do Conselho Superior do SETCESP e presidente da Braspress.
CLIQUE AQUI PARA VISUALIZAR O PROGRAMA COMPLETO
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo endereço de e-mail eventos@setcesp.org.br
21º Fórum Paulista do Transporte – Abastecimento Urbano: Imprescindível para São Paulo
Data: 13 de agosto de 2009
Horário: a partir das 8h30
Local: SETCESP – Rua Orlando Monteiro, nº 01 (esquina com Rua da Gávea), Vila Maria – São Paulo –SP
Mais informações: 11 – 2632-1062, com Simone

voltar