Diferença de diesel para S-50 deverá ser de R$ 0,06
Compartilhe
06 de Dezembro de 2011 – 10h00 horas / Agência Estado
O diretor de Abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa, disse hoje que o diesel S-50 será comercializado por R$ 0,06 por litro a mais do que o diesel vendido atualmente no Brasil. Hoje é comercializado no Brasil o diesel S-500, que tem mais enxofre do que o S-50. O novo marco regulatório do Conama determina que o S-50 comece a ser comercializado a partir de janeiro, substituindo gradualmente o S-500. Apenas motores novos, com tecnologia chamada de Euro V, poderão usar o novo combustível.
Para a nova tecnologia, também será necessária a comercialização do aditivo Arla 32, à base de ureia, que permite a transformação de partículas poluentes em não poluentes. O Arla 32 será comercializado pela Petrobras sob a marca Flua e deverá movimentar cerca de 40 mil metros cúbicos em 2012.
Além da Petrobras, a Vale deverá produzir o combustível. “Também será possível comprar de outro produtor nacional“, disse o presidente da Petrobras Distribuidora, José Lima de Andrade Neto, evitando dar projeções sobre a necessidade de importação do Brasil. Questionado sobre participação de mercado, Neto também evitou projeções mais efetivas. “Podemos vender até mais do que é nosso market share de diesel“, complementou.
Paulo Roberto Costa destacou que projeções da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), parceria da Petrobras no projeto de migração para o uso de um diesel mais sustentável, indicam que entre 160 mil e 170 mil caminhões devem ser produzidos com motores para receber o diesel S-50. A atual frota de veículos à diesel é de cerca de 2 milhões de unidades.

voltar