Diesel receberá adição de 4% de biodiesel em julho
Compartilhe
18 de Maio de 2009 – 10h00 horas / Folha de S. Paulo
Governo adicionará, a partir de julho, 4% de biodiesel no diesel comercializado, o chamado B4 O anúncio foi feito ontem pelo ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, após reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A mistura atual prevê 3% de biodiesel no diesel. Para evitar aumento de preço, o governo vai colocar uma emenda na MP 460, em tramitação na Câmara, para zerar a alíquota de PIS/Cofins sobre biocombustíveis. “O preço final na bomba ficará inalterado para o consumidor“, assegurou Lobão.
O ministro confirmou que o B5 será comercializado nas bombas a partir de janeiro do próximo ano. E outras adições poderão ser feitas no futuro. “Em São Paulo temos testes em motores com capacidade para misturas até de B20, o que abre um longo caminho a ser percorrido.“
A decisão de pedir o fim da cobrança do PIS/Cofins sobre os biocombustíveis foi tomada em conjunto com a equipe econômica. Para a desoneração entrar em vigor, a emenda terá que ser aprovada no Congresso e sancionada pelo presidente Lula.
Na reunião de ontem, que contou ainda com a presença do ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, também ficou definido que será construída uma fábrica, no Estado do Paraná, para extração de biocombustível a partir do dendê.
Lobão explicou que o dendê produz até dez vezes mais óleo que a soja, responsável atualmente por 80% da produção nacional de biocombustíveis. “ Ainda não há previsão de início da construção da fábrica, por enquanto, é apenas um projeto“, afirmou o ministro.

voltar