Diadema proíbe circulação de caminhões em 11 vias do Centro
Compartilhe
14 de Fevereiro de 2011 – 10h00 horas / A Tribuna – SP
A circulação de caminhões está proibida a partir desta segunda-feira em 11 vias do Centro de Diadema, no ABC, entre 6h e 20h de segunda a sexta-feira e das 6h às 14h aos sábados. A medida foi tomada pela prefeitura da cidade para reduzir a circulação dos veículos de carga, que prejudicava o trânsito na cidade.
Será permitida a circulação apenas dos Veículos Urbanos de Carga (VUCs), com peso de até 4 toneladas, veículos com cargas perecíveis e de serviços essenciais.
“Nós temos observado um aumento de 20% a 30% no fluxo de veículos na região central da cidade. Os veículos de grande porte, os caminhões, eles causam um transtorno muito grande, aumenta o fluxo principalmente na Avenida São José, rua principal de transporte coletivo. Isso causa atrasos e reclamações dos usuários”, explicou Ricardo Perez, secretário de transportes de Diadema.
A fiscalização será feita por radares e pelos agentes de trânsito. Quem infringir a regulamentação está sujeito a multa de R$ 85,13 e quatro pontos na carteira de habilitação.
Para o secretário, a mudança não causará problemas ao comércio da cidade. “Os grandes comerciantes já estão acostumados a esse tipo de restrição, eles recebem normalmente suas mercadorias à noite, ou bem cedo de manhã. E o comércio normal é bem atendido pelo VUC”, explicou Perez.
Na capital paulista, a circulação de caminhões é restrita de segunda a sexta-feira das 5h `Pas 21h na Marginal Pinheiros, avenidas dos Bandeirantes e Roberto Marinho e em dez vias do Morumbi, na Zona Sul: avenidas Giovanni Gronchi, Francisco Morato, Morumbi (entre a Ponte do Morumbi e a Avenida Francisco Morato), Doutor Luiz Migliano, Doutor Guilherme Dumont Villares, Jacob Salvador Zveibel e João Jorge Saad e nas ruas Engenheiro Oscar Americano, Padre Lebret e Jules Rimet (da Praça Roberto Gomes Pedrosa até a Rua Padre Lebret).
Castello Branco – A Rodovia Castello Branco também teve mudança nas restrições a veículos de carga. A partir de agora, aos domingos e feriados, os caminhões estão proibidos de passar pela estrada no sentido São Paulo das 14h até 1h do dia seguinte – antes, a proibição era até 23h.
A regra vale para caminhões com peso superior a uma tonelada, entre o km 129, em Tatuí, e o km 13, já na capital paulista. Os veículos que transportam cargas perecíveis são autorizados a circular em qualquer horário em toda a rodovia.

voltar