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31 de Julho de 2014 – 01h01 horas / Perfil News

O processo de concessão de direito do governo de Mato Grosso do Sul assumir a manutenção da ponte rodoferroviária sobre o rio Paraná, ligando Aparecida do Taboado (MS) a Rubinéia (SP), pode sofrer percalços. A notícia de que o governo do MS poderá assumir a manutenção da ponte e instituir a cobrança de pedágio na travessia, deixou surpreso e indignado o deputado federal Edinho Araújo (PMDB-SP).

Segundo o site do Jornal Tribuna Livre, de Paranaíba (MS), o parlamentar paulista afirmou que vai investir contra. “Espero que seja apenas um descuido do governo federal e que a situação se reverta rapidamente. Vamos lutar com todas as forças contra essa cobrança”, disse o deputado.

COBRANÇA

Edinho teria ligado na manhã do dia 8 passado para o novo ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, que (segundo o deputado) teria dito que desconhecia o acordo entre seu Ministério e o governo do Mato Grosso do Sul.
“Exigi explicações oficiais do governo. O ministro pediu um tempo para analisar o caso e prometeu dar um retorno o quanto antes. O governo de São Paulo pagou metade do valor da ponte e o restante da verba veio do governo federal. Não é justo que o Mato Grosso do Sul, que não entrou com um tostão na construção, assuma a ponte e cobre pedágio pela travessia”, afirmou Edinho Araújo.

“Vamos iniciar uma guerra contra o pedágio na ponte Rodoferroviária e a partir de agora conclamo toda a região para apoiar este movimento”, completou o deputado.

PROJETO

Um projeto de autoria de Edinho Araújo, já aprovado na Câmara e em tramitação no Senado Federal, federaliza a ponte Rodoferroviária, incluindo seu trecho na BR-346. A medida obrigará o governo federal a fazer a manutenção regular da ponte, sem cobrança de pedágio.

“É inadmissível que o Ministério dos Transportes faça um convênio para terceirizar a manutenção da ponte, atropelando um projeto que está em fase final de tramitação. Não vou aceitar isso. Vou levar o assunto à presidente Dilma e ao vice-presidente Michel Temer e com a força da região vamos reverter isso”, garantiu Edinho.

LICITAÇÃO

De acordo com informações da assessoria de imprensa da Secretaria de Comunicação do Estado do Mato Grosso do Sul, o governo deve anunciar no início de agosto uma licitação para concessão por 20 anos.

Depois de licitada, a concessionária deve construir uma praça de pedágio, com cobrança a partir de 2015. Antes da determinação para a exploração do trecho da BR-158, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit) era o responsável pela manutenção da ponte, inaugurada em 1998.


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