De mudança em mudança
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O segmento se mobiliza na busca por melhores condições em suas operações de transporte e gradativamente vai obtendo novas conquistas

Operar nos centros urbanos de forma mais segura, rentável e menos burocrática, no que se refere às exigências das prefeituras. Esses são os principais objetivos da Diretoria de Especialidade de Transportes de Mudanças que reúne os empresários do segmento para alcançar melhores condições operacionais.

Segundo o diretor da especialidade no SETCESP, Everton Granero, é preciso debater as situações que possam ser aperfeiçoadas, “queremos ouvir as principais dificuldades das empresas de mudanças, para juntos analisar e viabilizar novas possibilidades”, afirma.

Nesses últimos dois anos a bandeira que tem sido levantada e defendida com mais frequência durante as reuniões é o fim do rodízio de placas para os caminhões que já tem permissão para transitar na ZMRC – Zona Máxima de Restrição de Circulação, mesmo após às 16h.

“Nossa reivindicação é que haja continuidade do benefício de circulação de veículos dentro da ZMRC, estendendo-o em relação ao rodízio municipal”, conta Giuliano Paulo Resli, diretor operacional da Lord Mudanças e vice-diretor da especialidade.

Desde de 2014, existe uma autorização especial para que as empresas de transporte de mudanças associadas possam circular na ZMRC das 5h até às 21h, por meio de uma tratativa junto a prefeitura da cidade de São Paulo. “Desta forma é possível conseguir um pouco mais de tempo para operar. Essas 4 horas geram um ganho exponencial”, destaca Giuliano.

A entidade passou a lutar frente a questão quando em 2008 a Zona Máxima de Restrição de Circulação passou de uma área de 25km para 100 km. Compreendendo as vias localizadas ao redor do centro histórico, e delimitada pelo chamado mini-anel viário, composto pelas marginais Tietê e Pinheiros, mais as avenidas Salim Farah Maluf, Afonso d’Escragnolle Taunay, Bandeirantes, Juntas Provisórias, Presidente Tancredo Neves, Luís Inácio de Anhaia Melo e o Complexo Viário Maria Maluf.

Hoje, a ideia é fazer com que essa liberação especial ganhe mais coerência e permita a circulação desses veículos mesmo em dia de rodizio de placas. Antes esse benefício era renovado semestralmente, agora é feito anualmente. O que os diretores desta especialidade já consideram uma vitória.

O transporte de mudanças se distingue dos demais segmentos pela sua necessidade essencial de transitar em zonas residenciais e dentro de condomínios, se diferenciando de setores de abastecimento ou e-commerce, por exemplo.

“Nós não trabalhamos simplesmente com produtos ou máquinas, quando fazemos uma mudança nós estamos alterando a vida das pessoas, fazendo parte da transformação das histórias das famílias, esse é o diferencial” explica Giuliano.

Também está na agenda da diretoria a elaboração de um selo de qualidade para empresas de mudanças, a construção de uma tabela referencial de custo para o serviço – que está sendo analisada pelo departamento de economia da entidade e os ajustes das regras de condomínio com o revistos junto ao Sindicond (Sindicato de Condomínios de São Paulo), entre outros assuntos.

Se você é transportador de mudanças e ficou interessado nos temas abordados, participe também das reuniões. Para saber mais informações envie e-mail para comissoes@setcesp.org.br ou pelo telefone: (11) 2632-1068.


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