Cuidado! O cliente só paga o que for valor pra ele
Compartilhe

Há anos venho alertando os empresários sobre os desafios da chamada “diferenciação”.

A verdade é que a maioria das chamadas “diferenciações” que vejo nas empresas, aumentaram o custo da empresa e não aumentaram o valor percebido pelo cliente. Aí ele não paga por aquela diferenciação que a empresa fez. Ela só serviu para aumentar o custo e nada mais. Não vendeu mais. Não aumentou sua rentabilidade. Não conquistou mais clientes. Por quê?

É preciso que as empresas compreendam que o cliente só pagará a mais por uma coisa que ele perceba, de fato, como valor para ele. Do contrário não pagará.

Assim, é preciso analisar com muito cuidado o que o seu cliente valoriza, pois, repito, ele só pagará a mais por aquilo que perceber como real valor para ele.

Muitos clientes que pesquisamos disseram “que tal empresa fez aquela diferenciação só para aumentar o preço” e disseram até que “a empresa pensa que somos bobos de pagar a mais por aquilo que não serve para nada…”.

Muitas empresas fazem diferenciações que agradam os seus proprietários e não seus clientes ou mesmo para satisfazer o ego do empresário.

Assim, de pouco adianta ter uma super recepção num hotel, e os chuveiros e colchões serem de péssima qualidade ou a comida não ser excelente.

Da mesma forma não adianta ter um posto de combustível super moderno e os banheiros serem sujos e quebrados.

É preciso ter uma grande sensibilidade para saber o que o cliente realmente valoriza em seu negócio ou empresa.

Conheço empresas com excelentes produtos mas com uma péssima logística e distribuição o que irrita profundamente os clientes.

Daí a razão de me dizerem: “meus clientes só querem preço”. É que a diferença percebida como valor pelos clientes, entre os concorrentes é o preço e nada mais. O cliente não vê nenhuma diferença de valor que o faça pagar mais. Daí a diferença fica sendo somente o preço. É óbvio que ele optará pelo mais barato.

Muitas empresas me dizem que fazem mudanças em seus produtos ou serviços porque os “clientes pediram”. A pergunta é: quem pediu? Quantos pediram? Os que pediram eram representativos da maioria de seus clientes? Assim, antes de fazer uma mudança ou diferenciação, verifique o que a maioria de seus clientes valoriza.

Cuidado para não aumentar seu custo fazendo mudanças que afugentarão o seu cliente.

Pense nisso. Sucesso!


voltar

SETCESP
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.