CTA se reúne no SETCESP
Compartilhe
06 de Fevereiro de 2009 – 10h00 horas / SETCESP
No último dia 04, no período da manhã, aconteceu a Reunião da Diretoria de Especialidade de Transporte Aduaneiro, que contou com a presença de diversos empresários do setor para discutir o andamento do Pool de compra de insumos, aprimoramento da Instrução Normativa 248 e a nova proposta de seguros de carga.
No começo da reunião, a discussão foi em torno da organização do Pool de compra de insumos, que tem como objetivo unir várias empresas para a compra de produtos, visando a redução nos custos.
Com relação à Instrução Normativa 248, houve um debate sobre os possíveis procedimentos para o aprimoramento de uma das principais normas que regem o trânsito aduaneiro. A principal discussão é fazer com que o transportador seja dispensado do recolhimento dos tributos suspensos, os quais deveriam de ser arcados pelo importador ou dono das mercadorias. Nesse sentido o SETCESP, junto com a Diretoria de Especialidade de Transporte Aduaneiro, está pleiteando para a próxima semana um encontro em Brasília com os órgãos competentes para tratar do assunto.
Na ocasião também estiveram presentes os profissionais das Empresas Pamcary (representada por Walter Venturi e Cesário Silva) e da Ymagem (representado por Paulo e Carlos Eduardo Garcia) apresentando sua parceria na criação de um serviço de seguro ambiental. O produto visa oferecer uma assistência integral na locomoção, remoção e administração no transporte de produtos que, no caso de um sinistro, podem agredir o meio ambiente.
O encontro da Especialidade ocorrerá no próximo mês e trará em sua pauta o andamento dos temas debatidos na reunião.

voltar