Durante a reunião, Alcântara apresentou ações que a INFRAERO já adota, e os futuros objetivos da entidade para aumentar a segurança no recebimento de cargas e diminuir o número de furtos, que atualmente é elevado.
A CTA sugeriu para o gerente da INFRAERO um formato de identificação das pessoas vinculadas às transportadoras que circulam nas áreas de descarregamento, baseado no modelo do aeroporto de Viracopos. Neste, os agentes das transportadoras são identificados por meio de jalecos numerados.
A proposta da CTA será encaminhada para reunião interna da INFRAERO para que se torne uma norma a partir de 01/01/2009. Após isso, outras ações serão estudadas, como: a restrição de acesso, a ampliação de monitoramento por câmeras e a entrega da mercadoria por meio de recibo.
Segundo o coordenador da CTA, Paulo Scremin, é muito importante que todos os agentes interessados no trânsito de cargas aduaneiras tenham os mesmos objetivos. “É indispensável a implementação de medidas coordenadas entre transportadores, Infraero, Despachantes, Polícia Civil e Receita Federal”.
Corroborando com essa idéia, também participou da reunião o presidente do Sindicato dos Despachantes Aduaneiros (SINDASP), Valdir Santos. Segundo Santos, quando o importador contrata transportadoras descredenciadas causa problemas em todas as operações. “Essa é uma grande preocupação. Pois, gera transtornos e atrasos para os demais elos da cadeia”, disse.
voltar