Crises na América Latina
Compartilhe

Após a renúncia do ex-presidente boliviano Evo Morales, em 10 de novembro, uma grave crise política eclodiu no país. Desde então, temos acompanhado os conflitos diários que estão contribuindo para o desabastecimento da Bolívia, e que em parte reverberam em um prejuízo considerável para o nosso setor.

Segundos dados da NTC&Logítica mais de 1 milhão de reais em prejuízos diários foram acumulados nos últimos 21 dias em que a fronteira entre o Brasil e a Bolívia esteve fechada.

Estudos desenvolvidos pelo DECOPE/NTC – Departamento de Custos Operacionais da NTC, revelaram que os custos por dia dos veículos parados foram de U$S 275 (carga seca) e de U$S 450 (carga refrigerada). Esses valores estão relacionados com salários e encargos do motorista, seguro, despesas em geral que são custos fixos. No caso do veículo com carga refrigerada, além desses custos fixos há o combustível para fazer a refrigeração do veículo já que o motor é a diesel.

E paralelamente a isso, observamos ondas de convulsões em outros países latino americanos, como Equador, Chile e agora o mais recente, na Colômbia.

Embora os gatilhos que deem origem a essas crises sejam específicos de cada nação, a piora das condições de vida tornam os países mais vulneráveis a protestos, que podem culminar em embates com as forças de segurança.

Confrontos que, ao invés de trazer uma solução, acabam piorando ainda mais o quadro econômico. Aliás, os problemas políticos não deveriam afetar o andamento normal da economia de um país. Também as reivindicações poderiam ter outro caráter, sobretudo com amplo respeito à lei e às instituições democráticas, ao poder judiciário e ao Congresso Nacional.

O SETCESP espera que os problemas aduaneiros entre Brasil e Bolívia sejam plenamente resolvidos. E que a paz volte a se reestabelecer nos governos da América Latina.


voltar

SETCESP
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.