Compartilhe
24 de Março de 2017 – 09h08 horas / Luiz Marins

O desafio de liderar e trabalhar com as novas gerações, especialmente a chamada Geração Y, C ou ainda Millenials, (formada pelas pessoas nascidas entre 1980 e 1995), tem tirado o sono das gerações mais velhas. Nas empresas tenho assistido cenas de verdadeiro estresse onde conflitos abertos e dissimulados têm ocorrido entre colegas, chefes e subordinados. Não tenho mais forças para tentar entender como esses jovens pensam e o que querem da vida, me disse um gerente, em tom desesperado.

 

Ao mesmo tempo tenho visto experiências muito positivas. As empresas que têm conseguido esses resultados deixaram de lado os preconceitos e adotaram formas de gestão e liderança totalmente inovadoras. A realidade é que essa nova geração já está no mercado de trabalho e será cada vez mais prevalente. Temos que aprender a liderar e a trabalhar com ela.

 

Muito diferente das anteriores, esses nativos digitais, já nasceram com um mouse nas mãos e sempre tiveram o mundo inteiro ao seu dispor através da internet. Eles se comunicam a todo instante com centenas de amigos virtuais em redes sociais sem nenhuma barreira física ou geográfica. Eles aprendem e se comunicam muito mais por imagens e sons do que por textos escritos. Graças aos videogames estão acostumados a decisões rápidas, muita velocidade e gratificação instantânea. O ambiente empresarial como existe hoje é simplesmente insuportável para eles!

 

Como liderar e trabalhar com essas novas gerações? O que fazer? Como fazer? O que empresas de sucesso têm feito? Esse é o desafio!

 

Pense nisso. Sucesso!


voltar