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10 de Agosto de 2018 – 15h23 horas / Luiz Marins

Os estudos modernos são muito claros. Para você ser uma pessoa mais criativa e inovadora, você deve encher o seu cérebro de informação relevante.

 

Relevante a que? Relevante àquilo que você escolher como sua área de atuação.

 

Deixe-me explicar:

 

Quase tudo hoje se resume à memória. O termo hoje mais usado é “memória inteligente”, pois toda a experiência do que você viu, cheirou, comeu, ouviu, tocou está armazenada nas chamadas prateleiras de seu cérebro.

 

Quando uma informação nova chega (e ela chega pelos sentidos) o seu cérebro faz uma busca nas prateleiras e traz para fora informações correlatas àquela que está chegando e dá a você o que se chama um “pensamento”.

 

O cérebro faz essas correlações o tempo todo. Quando você vê um lápis, você sabe que aquilo é um lápis porque tem essa informação armazenada em seu cérebro e sabe que é amarelo porque também tem essa informação lá armazenada e sabe que é redondo ou sextavado porque também tem essa informação.

 

Cada uma dessas informações está guardada em uma prateleira. Em fração de segundos o seu cérebro junta todas elas para você e traz para fora, como disse, como um pensamento – “isto é um lápis amarelo redondo”.

 

Se eu mostrar o mesmo lápis a um aborígine australiano de uma área isolada e que nunca tenha visto um lápis, ele não saberá o que é aquilo. Não porque seja menos inteligente. Ele apenas não tem aquela informação armazenada.

 

Mas o cérebro também faz correlações chamadas não lineares. Ou seja, ele pode pegar informações de várias prateleiras, juntar de forma inusitada e trazer para fora uma ideia totalmente nova, um “Ah! Ah!” totalmente criativo e inovador que ninguém havia pensado antes.

 

Mas o cérebro só consegue trazer para fora e juntar informações que já estejam armazenadas. Assim, quanto mais informação você tiver armazenada, mais matéria prima o seu cérebro terá para dar a você ideias novas.

 

Ou seja, a criatividade e a inovação dependem da informação, da experiência, armazenada em seu cérebro. Assim, quanto mais informação relevante à sua área de atuação você jogar para dentro do seu cérebro, mais criativo você será.

 

Pense nisso. Sucesso!


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