Compartilhe
10 de Agosto de 2018 – 15h23 horas / Luiz Marins

Os estudos modernos são muito claros. Para você ser uma pessoa mais criativa e inovadora, você deve encher o seu cérebro de informação relevante.

 

Relevante a que? Relevante àquilo que você escolher como sua área de atuação.

 

Deixe-me explicar:

 

Quase tudo hoje se resume à memória. O termo hoje mais usado é “memória inteligente”, pois toda a experiência do que você viu, cheirou, comeu, ouviu, tocou está armazenada nas chamadas prateleiras de seu cérebro.

 

Quando uma informação nova chega (e ela chega pelos sentidos) o seu cérebro faz uma busca nas prateleiras e traz para fora informações correlatas àquela que está chegando e dá a você o que se chama um “pensamento”.

 

O cérebro faz essas correlações o tempo todo. Quando você vê um lápis, você sabe que aquilo é um lápis porque tem essa informação armazenada em seu cérebro e sabe que é amarelo porque também tem essa informação lá armazenada e sabe que é redondo ou sextavado porque também tem essa informação.

 

Cada uma dessas informações está guardada em uma prateleira. Em fração de segundos o seu cérebro junta todas elas para você e traz para fora, como disse, como um pensamento – “isto é um lápis amarelo redondo”.

 

Se eu mostrar o mesmo lápis a um aborígine australiano de uma área isolada e que nunca tenha visto um lápis, ele não saberá o que é aquilo. Não porque seja menos inteligente. Ele apenas não tem aquela informação armazenada.

 

Mas o cérebro também faz correlações chamadas não lineares. Ou seja, ele pode pegar informações de várias prateleiras, juntar de forma inusitada e trazer para fora uma ideia totalmente nova, um “Ah! Ah!” totalmente criativo e inovador que ninguém havia pensado antes.

 

Mas o cérebro só consegue trazer para fora e juntar informações que já estejam armazenadas. Assim, quanto mais informação você tiver armazenada, mais matéria prima o seu cérebro terá para dar a você ideias novas.

 

Ou seja, a criatividade e a inovação dependem da informação, da experiência, armazenada em seu cérebro. Assim, quanto mais informação relevante à sua área de atuação você jogar para dentro do seu cérebro, mais criativo você será.

 

Pense nisso. Sucesso!


voltar

SETCESP
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.