Os estudos modernos são muito claros. Para você ser uma pessoa mais criativa e inovadora, você deve encher o seu cérebro de informação relevante.
Relevante a que? Relevante àquilo que você escolher como sua área de atuação.
Deixe-me explicar:
Quase tudo hoje se resume à memória. O termo hoje mais usado é “memória inteligente”, pois toda a experiência do que você viu, cheirou, comeu, ouviu, tocou está armazenada nas chamadas prateleiras de seu cérebro.
Quando uma informação nova chega (e ela chega pelos sentidos) o seu cérebro faz uma busca nas prateleiras e traz para fora informações correlatas àquela que está chegando e dá a você o que se chama um “pensamento”.
O cérebro faz essas correlações o tempo todo. Quando você vê um lápis, você sabe que aquilo é um lápis porque tem essa informação armazenada em seu cérebro e sabe que é amarelo porque também tem essa informação lá armazenada e sabe que é redondo ou sextavado porque também tem essa informação.
Cada uma dessas informações está guardada em uma prateleira. Em fração de segundos o seu cérebro junta todas elas para você e traz para fora, como disse, como um pensamento – “isto é um lápis amarelo redondo”.
Se eu mostrar o mesmo lápis a um aborígine australiano de uma área isolada e que nunca tenha visto um lápis, ele não saberá o que é aquilo. Não porque seja menos inteligente. Ele apenas não tem aquela informação armazenada.
Mas o cérebro também faz correlações chamadas não lineares. Ou seja, ele pode pegar informações de várias prateleiras, juntar de forma inusitada e trazer para fora uma ideia totalmente nova, um “Ah! Ah!” totalmente criativo e inovador que ninguém havia pensado antes.
Mas o cérebro só consegue trazer para fora e juntar informações que já estejam armazenadas. Assim, quanto mais informação você tiver armazenada, mais matéria prima o seu cérebro terá para dar a você ideias novas.
Ou seja, a criatividade e a inovação dependem da informação, da experiência, armazenada em seu cérebro. Assim, quanto mais informação relevante à sua área de atuação você jogar para dentro do seu cérebro, mais criativo você será.
Pense nisso. Sucesso!
voltar