Quando pergunto a qualquer dirigente de empresa o que ela mais quer de seu colaboradores, a resposta que obtenho é quase sempre a mesma: gostaria que ele(a) fosse mais comprometido(a). Todas as pesquisas apontam ser o comprometimento a característica mais bem avaliada nas pessoas de sucesso. Muitas pessoas, no entanto, me perguntam como avaliar de forma mais objetiva o comprometimento. Como saber se uma pessoa é realmente comprometida?
Uma das maneiras que utilizo para avaliar o comprometimento de um(a) colaborador(a) é respondendo a seguinte pergunta sobre ele(a):
Em que extensão esta pessoa está preocupada com:
Os objetivos da empresa:________%
Seus objetivos pessoais:________%
100%
Quando faço essa avaliação, vejo que há pessoas realmente comprometidas com a empresa e com o seu trabalho com alto percentual – e com quem você posso contar em todos os momentos. Elas participam, colaboram, estão sempre presentes. Em compensação também noto que muitas pessoas, mesmo durante o horário de trabalho pensam única e exclusivamente em si mesmas e estão ocupadas com suas coisas pessoais. São pessoas que se economizam, não participam, não dão sugestões, não procuram ajudar seus colegas. Elas parecem estar realmente preocupadas com o próximo final de semana e em como fazer menos, aparecer mais, muito ocupadas com sua vida pessoal e são pouco profissionais. Essas são aquelas que não serão promovidas.
Faça você mesmo essa avaliação em sua empresa e veja, entre seus colegas, subordinados e mesmo superiores hierárquicos, quem você realmente classificaria como comprometido(a) e você terá uma grande surpresa. Lembre-se que a soma deverá ser sempre 100%.
Pense nisso. Sucesso!
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