Como estar preparado para o inesperado?
Compartilhe

Um dos mais recorrentes temas de antropologia filosófica é como estar preparado para os imprevistos, para o inesperado, para o imprevisível. Filósofos pré-socráticos e contemporâneos discutem o tema levando em conta que a vida humana é um conjunto de incertezas e imprevistos e mesmo assim, todas as vezes que o inesperado ocorre o ser humano parece nunca estar preparado.

Daí a importância e o valor das religiões que oferecem um caminho de enfrentar essas situações com menos dor e sofrimento. Relatos médicos afirmam que pessoas que têm fé enfrentam com muito mais força interior essas situações imprevisíveis, inclusive a morte.

É preciso que saibamos que toda a filosofia existe para tentar explicar a morte, o mais terrível mistério humano.

A verdade é que não tem como estar preparado para o inesperado e os seres humanos acreditam sempre que as tragédias que veem acontecer na vida de outras pessoas jamais lhe acontecerão. Embora acreditar que coisas ruins só acontecerão para as outras pessoas seja uma atitude irracional é aqui que encontramos a semente da esperança. E a vida sem esperança não vale a pena ser vivida.

E quando falo do inesperado, não quero me limitar a problemas de saúde ou perda de entes queridos. Veja quantos inesperados acontecem na empresa. A pessoa de maior confiança foi descoberta cometendo desvios financeiros há meses. O comprador em quem confiávamos cegamente fazia compras de materiais inferiores pedindo propinas aos fornecedores. O responsável pelo desenvolvimento de novos produtos vendia nossos segredos ao nosso maior concorrente. Você mesmo pode preencher esta lista com sua própria experiência pessoal e profissional.

Como estar preparado?

Pense nisso. Sucesso!


voltar