Como a tecnologia pode contribuir para a redução dos custos da sua operação
Compartilhe

Plataforma web de gestão reúne informações gerenciais para controlar custos

Com margens cada vez mais apertadas, a redução de custos no transporte rodoviário de cargas é essencial para gestores de transportadoras e de empresas embarcadoras. Isso porque precisam lidar com os altos custos desse mercado, principalmente os ligados ao consumo de combustível e manutenções dos veículos, causados pela forma como cada motorista dirige, além da má pavimentação de parte das estradas brasileiras. Se somarmos a isso o impacto econômico causado pela pandemia COVID-19, ter uma gestão eficiente dos custos passa a ser prioridade para sobrevivência do negócio e um grande diferencial na retomada do crescimento da economia.

Quando bem aplicada, a redução de custos pode aumentar ou recuperar a vantagem competitiva das empresas. Isso acontece sem causar danos à operação, podendo até melhorar a qualidade do serviço prestado. Ao utilizar a tecnologia para gestão da frota, o gestor pode simultaneamente reduzir custos e tornar sua operação mais eficiente.

As soluções da Sascar reúnem informações captadas dos veículos para que a gestão seja feita em uma única plataforma, num conceito de torre de controle. O gestor da frota traça as melhores rotas e faz análises sobre: dirigibilidade dos motoristas, consumo de combustível, produtividade dos veículos, pontualidade da entrega, entre outros. Assim, ele consegue avaliar melhor sua operação e pôr em prática ações que tragam mais segurança e eficiência.

Com a plataforma Sascar, o gestor tem acesso a gráficos que apontam as causas do alto consumo de combustível e desgaste prematuro de peças e pneus, por exemplo. Para isso, disponibiliza informações sobre excesso de velocidade, acelerações e frenagens bruscas, desvios de rota, entre outros. São indicadores que apontam comportamentos ao volante que, além de elevar os custos da operação, podem causar atrasos nas entregas, multas, acidentes, roubos e furtos.

A plataforma Sascar ainda permite fazer o controle da jornada do motorista. Por meio de um aplicativo instalado no tablet do veículo, o motorista informa passo a passo sua jornada. Isso possibilita ao gestor reduzir os custos com horas extras e garantir o cumprimento da lei do motorista, analisando o tempo de direção, almoço e descanso.

A Sascar também traz indicadores que identificam veículos com baixa produtividade. Graças às informações disponibilizadas pela plataforma, as empresas que utilizam a solução conseguem distribuir melhor a utilização dos veículos na operação. Algumas delas optam pela venda dos recursos ociosos para conseguir maior liquidez para operar em momentos de crise.

Adotar soluções tecnológicas para a gestão da frota é fundamental para a eficiência no transporte. São elas que trarão informações precisas sobre a operação, dando mais agilidade ao gestor para identificar problemas e oportunidades de redução de custos e ganhos de produtividade. Os clientes Sascar ainda contam com um acompanhamento consultivo do nosso time de campo, que ajuda o cliente na identificação de pontos de melhoria e definição de planos de ação.

Sobre a Sascar

Empresa do Grupo Michelin – grupo francês presente em 170 países, com 127.000 funcionários e faturamento de 24 bilhões de euros – especializada em gestão de frotas, oferece soluções que conectam o transporte para o ir e vir de cargas e pessoas. É a única empresa do segmento com atuação comercial, técnica e pós-venda em todo o Brasil. Com modelo exclusivo de contrato de locação que não demanda investimento em compra de equipamento, nem gastos com manutenção, a empresa atua no Brasil, México, Argentina, Chile, Colômbia e Europa e prevê crescimento no médio e longo prazo. A Sascar possui mais de 264 mil veículos conectados, sendo a líder do mercado na América Latina (www.sascar.com.br).


voltar