COMJOVEM realiza visita técnica ao Porto de Santos
Compartilhe
25 de Fevereiro de 2011 – 10h00 horas / Imprensa SETCESP
A COMJOVEM (Comissão de Jovens Empresários e Executivos do TRC) realizou no dia 17 de fevereiro uma visita técnica ao Porto de Santos, maior estrutura portuária da América Latina. Os participantes da visita tiveram a oportunidade de conhecer o Terminal de Contêineres da Santos Brasil, na margem do lado do Guarujá, empresa considerada a maior operadora de contêineres do Brasil.
Depois de conhecer o terminal da empresa, o grupo seguiu para a margem de Santos de balsa para assistir à palestra “Perspectivas de negócios no porto de Santos e os novos desafios com o Pré-sal“, proferida pelo professor universitário Julio Cesar Raymundo.
Após a palestra os jovens participaram do evento intitulado como “Observatório Portuário“, trajeto realizado com uma embarcação marítima, com narração do Prof. Renato Marcio dos Santos – Mestre em Engenharia de Produção Unip, (15 anos no Porto) Supervisor de Operações TECONDI, Prof. Universidade Católica de Santos), Premiado na Categoria Pesquisador de Logística pela Revista Mundo Logística.
Durante o passeio os jovens conheceram os seguintes terminais portuários: * Terminal Pesqueiro, * Iate Clube de Santos, *Dow Química * Cutrale * Cargil * TEAG * TGG * Santos Brasil * TEV (Term. Especializado de Veíc.),* Base aérea de Santos, * Projeto Embraport , Ilha Barnabé (Refinaria Presidente Bernardes – projeto Barnabé Bagres), * ABTL (Ass. Brasil. de Term. Líquidos), * Vopak, *Stolth Haven, *Ultracargo, *Projeto Brasil Terminais Portuários, * Termares, * Citrovita (Votorantin), *Deicmar Veículos, *Grupo Rodrimar, * Tecondi, Alfândega, *Moinho Bunge, *Teaçú Term. Açúcareiro (Cosan, Copersucar), * Terminal de Sal, * Cia Bandeirantes *Base Militar da Marinha, * Cocais (Term Passageiros), *Moinho Pacífico, * Citrosuco Grupo Fischer, * Grupo NST (sucos), * Terminal 33, 35 e 37 Grupo Libra, *Caramuru, * ADM Açúcar. Para finalizar, os jovens visitaram o complexo de embarque de suco de laranja e Maçã no Terminal da Citrosuco (maior exportador de suco do mundo).
“Esta nossa visita ao Porto de Santos foi, sem dúvida, uma das mais completas e instrutivas que realizados com a COMJOVEM. Foi uma grande oportunidade de ter contato com muitas informações sobre a logística marítima, uma atividade muito forte de nosso setor. O sucesso da visita foi tamanho que estamos programando uma nova turma para participar”, conta Ana Carolina Ferreira Jarrouge, coordenadora da COMJOVEM.

voltar