Compartilhe
10 de Agosto de 2016 – 04h17 horas / NTC&Logística

O Instituto ComJovem de Desenvolvimento Mercadológico realiza a partir de agosto uma simulação de concorrência no mercado de transporte de cargas, que visa estimular e trazer situações reais aos jovens executivos do TRC. Composto por quatro etapas, a simulação de BID (concorrência) possibilita cada núcleo da ComJovem – 30 no total –  criar uma empresa fictícia para disputar quem apresentará o melhor preço para o serviço em cotação. Assim, o núcleo que ofertar um preço que contemple todos os custos e uma margem de lucro será o vencedor.


Lançado no CONET&Intersindical, evento realizado em Bento Gonçalves (RS), o exercício tem o foco de estudar as questões tarifárias e de planejamento do TRC. A principal vantagem do exercício é simular o ambiente diário de trabalho do transportador por meio de desafios que envolvam desde cálculos de frete variáveis e fixos até a escolha de veículos e mão de obra adequados aos tipos de serviços apresentados pelo Instituto.


Os núcleos receberão o escopo do serviço que contém todas as informações bem como as regras para sua participação. Ana Carolina Jarrouge, coordenadora nacional da ComJovem, explica que o desenvolvimento do potencial dos jovens empresários será estimulado com a atividade. “Além dos seminários itinerantes que a ComJovem faz durante o ano, levando esse assunto para conscientização, tivemos a ideia de fazer essa simulação sobre BID. É um circuito para estudar questões mercadológicas e mostrar a importância do planejamento de custos, para se fazer um cálculo exato da operação antes de oferecer um frete ao cliente”.


voltar