Compartilhe
29 de Setembro de 2017 – 02h31 horas / SETCESP

O SETCESP luta pelo combate ao roubo de cargas há mais de duas décadas. Esse crime, que sem dúvidas é o maior problema enfrentado pelo Transporte Rodoviário de Cargas, sangra a economia nacional que só em 2016 registrou mais de 1,3 bilhões em prejuízo segundo dados da NTC&Logística, o que afeta diretamente a receita das transportadoras, dos embarcadores e, o que é mais grave, atenta contra a vida dos profissionais do volante.

 

Nesse sentido o SETCESP, juntamente com as entidades coirmãs, vem direcionando suas ações para combater a receptação de carga roubada, que é o grande fomentador deste delito. A estratégia é cassar o CNPJ em nível Federal, ou a Inscrição Estadual, no nível Estadual, e com isso evitar que os receptadores possam comercializar mercadorias roubadas.

 

No Estado de São Paulo já foi aprovada a Lei 15.315 que cassa essa Inscrição Estadual da empresa que comete esse delito, e na última semana foi realizado, na sede do SETCESP em São Paulo, o 1º SEMESCCAR – Seminário Estadual de Crimes de Carga. O evento é uma iniciativa do PROCARGA – Programa de Prevenção e Redução de Furtos, Roubos, Apropriação Indébita e Receptação de Carga e reuniu representantes da Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo, que é quem faz o combate ao crime e da Secretaria da Fazenda e Polícia Civil do Estado de São Paulo, que é quem controla essas inscrições e faz a fiscalização dos documentos fiscais e recolhimentos de tributos.

 

Deste encontro, deverá sair ações e medidas que darão força na cassação da Inscrição Estadual do receptador e diminuição do roubo de carga.  O SETCESP confia na atuação do poder público e continua trabalhando para auxiliar no que for necessário para combater esse crime.


voltar