Com sucesso, a FETCESP e o Despoluir divulgam os vencedores do 1º PremiAr
Compartilhe

Com sucesso, a FETCESP e o Programa Ambiental do Transporte, o Despoluir,  promoverem evento para divulgar os vencedores do 1º Premiar Transportando um Mundo Verde, na noite de quinta-feira (27). No total foram 62 empresas inscritas, mas 33 empresas atenderam as exigências do regulamento, se classificando, 19 na Categoria Ouro, e 14 na Categoria Prata. A apuração foi feita pela Netz Engenheiros Associados.

O presidente da FETCESP, Carlos Panzan abriu o evento destacando a preocupação da entidade em oferecer serviços para as empresas de transportes para o controle das emissões de poluentes de suas frotas. ”A sustentabilidade ambiental é tema recorrente nas entidades do setor há muitos anos. Com a participação da FETCESP e federações do País, a  Confederação Nacional do Transporte (CNT) e o Sest Senat desenvolvem, há 15 anos, o Programa Ambiental do Transporte, o Despoluir” destacou.   Panzan, também falou sobre a iniciativa da a premiação. ”Neste evento vamos valorizar  as empresas que adotam boas práticas e promover maior conscientização do setor  para uma  gestão ambiental”, comentou.

O diretor da CNT, Bruno Batista, comentou que o Despoluir é o maior programa de iniciativa privada voltado a redução do diesel e controle das emissões veiculares. “Continuamos evoluindo e agora com uma plataforma de descarbonização inédita para o transporte, a Verden ESG”, disse. A ferramenta ajuda o transportador a saber sobre suas emissões e como neutralizá-las para contribuir com a qualidade do ar no Brasil. A calculadora  indica a quantidade necessária de créditos de carbono a ser adquirida como forma de compensação. Batista incentivou a todos para continuar com os compromissos com o meio ambiente.

Palestras

No evento foram realizadas duas palestras. O CEO da Empresa CELO4, Murillo Ferreira, falou sobre Verden – ESG Plataforma de Descarbonização para o Transporte, lançada em conjunto com CNT. “A  fermenta surge como uma solução tecnológica para as ações de ESG das empresas”. Explicou com mais detalhes sobre a ferramenta, lançada pela CNT, e vinculada ao Programa Despoluir”, informou Araujo. Destacou que além de tornar a frota mais sustentável, a Verden ESG pode democratizar o acesso das empresas de transporte a linhas de crédito verde com taxas de juros mais atrativas e facilitar as adequações às legislações ambientais do setor. Outra vantagem é oferecer maior competitividade em contratos com grandes empresas que priorizam políticas ESG.  Conheça a calculadora da Verden ESG aqui.

O gerente do Setor de Controle de Emissões de Veículos em Uso da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), Renato de Mello Araújo, falou sobre a importância do setor de transporte para a manutenção da qualidade do ar.

Em sua apresentação Araújo buscou fazer uma reflexão sobre o que a sociedade tem feito para promover a melhoria da qualidade doar. Comentou sobre os principais poluentes emitidos por veículos movidos a diesel, números associados às fontes de poluição atmosférica, a evolução do Proconve e renovação de frotas e medidas para Monitoramento e Controle de Poluentes. Destacou que o Programa Despoluir é exemplar com atuação nacional no monitoramento para conter a poluição veicular e que integra o Programa de Melhoria da Manutenção de Veículos Diesel (PMMVD), da Cetesb,

Conheça os nomes das empresas vencedoras clicando aqui.


voltar