Compartilhe
25 de Março de 2014 – 01h40 horas / G1

A viagem ida e volta para o litoral norte de São Paulo pela rodovia dos Tamoios (SP-99), que liga São José dos Campos a Caraguatatuba, vai custar R$ 19,20 de acordo com a Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp). O valor foi divulgado nesta segunda-feira (24) durante a assinatura da autorização para a publicação do edital da Parceria Publico Privada (PPP) para execução da obra, que deve ocorrer na sexta (28) no Diário Oficial.

 

A previsão é que as obras de duplicação da serra comecem em novembro, dez meses após a entrega da duplicação no trecho de planalto, e terminem no 2º semestre de 2019.

 

A assinatura do contrato, de R$ 2,9 bilhões com a vencedora da licitação, está prevista para setembro. Por meio da parceria, empresa vai executar as obras de duplicação entre os quilômetros 60 e 82 e, em contrapartida, vai operar três praças de pedágio, nos dois sentidos entre o Vale e o litoral. A cobrança começa a partir do segundo ano de contrato e a vencedora vai operar os serviços de operação, manutenção e conservação da rodovia.

 

As praças de pedágio serão instaladas nos dois sentidos nos km 15,7, por R$ 2,80; no km 56,6, a R$ 4,90 e uma no contorno de Caraguatatuba por R$ 1,90. Com a viagem a R$ 19,20 – ida e volta -, o motorista que optar por ir ao litoral norte vai pagar menos do que o que utiliza a Imigrantes para ir às praias do litoral sul, onde o pedágio é cobrado em praça única e custa R$ 21,20.

 

O preço fixado pela Artesp para os pedágios na Tamoios é pouco maior que o proposto inicialmente, com o trecho ao custo de cerca de R$ 8 (ida e volta cerca de R$ 16).

 

Edital
Os participantes da concorrência para operar a Tamoios deverão comprovar gestão e operação de rodovias com volume de tráfego diário superior a 8 mil veículos e experiência em sistemas de cobrança automática de pedágio. A licitação permite a participação de empresas ou consórcios internacionais. A entrega das propostas deve acontecer até maio.

 

"Além da parceria para o custeio das obras, a vencedora terá que investir R$ 1 bilhão em 30 anos para explorar o corredor. Entre as melhorias que devem ser feitas estão a iluminação da serra entre os km 64 e 80", disse Karla Bertocco Trindade, diretora geral da Artesp. Segundo ela, a viagem entre o Vale e litoral deve ser reduzida, sobretudo para veículos pesados, que na serra, em alguns trechos, devem trafegar a 30 Km/h e poderão passar a trafegar a 80 Km/h.

 

A diretora informou que a obra é complexa e prevê cinco túneis, sendo um deles com 12,6 km de extensão, o maior construído no Estado de São Paulo. "A obra é complexa não apenas do ponto de vista técnico, com a construção de túneis, mas também no aspecto ambiental, já que dependemos de uma série de licenças", disse ao G1.


voltar

SETCESP
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.