Com investimento de R$ 1,1 bilhão, a Nova Subida da Serra (NSS) de Petrópolis, na Região Serrana do Rio, que terá ainda o maior túnel do país – com 4,6 quilômetros de extensão – é uma das obras incluídas no plano de concessões do Governo Federal anunciado nesta terça-feira (9) pela presidente Dilma Rouseff. A previsão é que a obra, iniciada em 2013, seja concluída em outubro de 2016.
Somente na modernização de rodovias federais, incluindo duplicação e melhorias nas vias, serão aplicados R$ 66,1 bilhões de um total de R$ 198,4 bilhões, valor estimado pelo governo em investimentos por parte da iniciativa privada na infraestrutura logística do país.
De acordo com a Concer, do total de R$ 1,1 bilhão, serão investidos pela concessionária que administra o trecho da rodovia entre o Rio de Janeiro e Juiz de Fora (MG), aproximadamente R$ 300 milhões. O valor, de dezembro de 2014, se refere à parte que cabe contratualmente à empresa quando ganhou a concessão da rodovia.
Além da construção do maior túnel contínuo do Brasil e de uma pista de aproximadamente 20,7 quilômetros no trecho entre Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, e Petrópolis, em substituição à atual subida, também está prevista a duplicação de 15 quilômetros da atual pista de descida da Serra, mais moderna.
Aberta em 1928, a subida da Serra de Petrópolis está com a capacidade de tráfego esgotada devido à crescente circulação na rodovia, que recebe cerca de 20 mil veículos por dia. O projeto prevê, ainda, a construção de mais de 30 pontes e viadutos, 19 contenções de encostas e 24 programas ambientais.
Segundo a concessionária, em dois anos de execução, completados neste mês, as obras prosseguem conforme o planejamento, com a conclusão da nova Praça de Pedágio de Duque de Caxias, no Km 102, e os novos acessos a Xerém (distrito de Caxias); a duplicação de trechos da rodovia; construção e alargamento de 11 das 32 obras de artes especiais previstas no projeto; contenção de encostas; execução do conjunto de programas ambientais relacionados ao empreendimento; e a escavação do túnel, que está sendo aberto simultaneamente por quatro frentes.
A rodovia é administrada pela Concer desde 1995 e o prazo de concessão vai até 2021.
Acidente e embargos interditaram obra
Diversos problemas causados por falta de segurança no trabalho dos operários, greves e até mesmo um acidente que vitimou um operário, morto após ser esmagado por uma pedra que desprendeu do túnel em construção, interromperam os trabalhos na obra. Apesar dos embargos, o cronograma da obra, segundo a concessionária, não será afetado.
Plano de concessões
No total, os investimentos em aeroportos, rodovias, ferrovias e portos devem chegar a R$ 198,4 bilhões no país, de acordo com o anúncio feito pelo Governo Federal. Desse total, R$ 69,2 bilhões devem ser aplicados entre 2015 e 2018.
Essa nova versão do Programa de Investimento em Logística (PIL) é uma reação de Dilma à queda de sua popularidade provocada pela desaceleração da economia e as denúncias de corrupção na Petrobras.
Na primeira fase do PIL, anunciada em agosto de 2012, havia a previsão de investimentos de R$ 133 bilhões apenas em rodovias e ferrovias. Entretanto, dos nove trechos de estradas, apenas seis foram leiloados. Dos projetos de ferrovias, nenhum saiu do papel.
Para essa nova fase do programa, o governo fez mudanças para atrair os investidores e reduzir as chances de novas frustrações. Entre elas está a possibilidade de concessão por meio de outorga, em que vence quem paga ao governo o maior bônus pelo direito de explorar um serviço.
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