CNT recolhe depoimentos de transportadores sobre adição de biodiesel ao diesel comercial
Compartilhe

A Confederação Nacional do Transporte – CNT, ciente de que o uso de tecnologias e energias limpas no transporte tem de caminhar em conjunto com a necessidade do transportador, quer fazer valer a voz do empresário do transporte do modal rodoviário de cargas e de passageiros no processo que define a composição do combustível brasileiro. A ideia é expor os desafios que as empresas têm enfrentado no que se refere à adição compulsória de biodiesel ao diesel comercial ofertado e apontar seus impactos na frota nacional.

Na última Sondagem CNT referente ao biodiesel comercializado no Brasil, diversos representantes do setor disseram que encontram problemas como a maior frequência da troca de óleos lubrificantes e meios filtrantes; desgastes e reposição de peças; acúmulo de borra em tanques; comprometimento de sistemas de bombeamento e filtragem; e perda de potência do motor, dentre outros.

A CNT solicita apoio de sua Federação ou Associação na divulgação dessa ação junto às empresas de suas respectivas bases. Para isso, caso sofram com situações dessa natureza, solicite ao gestor que faça a gravação de um breve vídeo, relatando os problemas que tem enfrentado com a mistura de biodiesel no diesel. Esses depoimentos serão muito importantes para a proposição de soluções.

O objetivo é agrupar depoimentos do segmento rodoviário e levar ao conhecimento das autoridades os prejuízos mecânicos, operacionais e ambientais verificados. Para participar dessa ação, envie um e-mail para: despoluir@cnt.org.br. É importante seguir as orientações para gravação do vídeo.

Informações necessárias:

  • Nome da empresa;
  • Nome e cargo do representante da empresa;
  • Frota de caminhões.

Orientações para gravação do vídeo:

  • Gravar o vídeo com o celular na horizontal;
  • Ao iniciar a gravação, deixar um ou dois segundos no início e no fim da gravação parado, sem falar e apenas olhando para a câmera (isso facilita editar a imagem, se necessário);
  • Procurar um lugar silencioso (sem ruídos ou pessoas conversando) para fazer o vídeo;
  • Ao gravar é importante estar de frente e não de costas janelas ou luzes ligadas para evitar que a imagem fique prejudicada pela luminosidade excessiva;
  • Gravar um vídeo com duração de 1 a 1,5 minuto.

O transporte move o Brasil e, juntos, podemos chegar mais longe de modo sustentável.


voltar