O Serviço de Orientação Ambiental ao Transportador (SOAT) visa a expandir as ações de sustentabilidade dos segmentos de cargas e passageiros
Na sexta-feira, 21, entrou em funcionamento o Serviço de Orientação Ambiental ao Transportador (SOAT). Trata-se de uma ação desenvolvida de forma gratuita pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) que visa a acompanhar as medidas ambientais de sustentabilidade das empresas do transporte rodoviário de cargas e de passageiros, para reforçar o desenvolvimento de boas práticas de sustentabilidade do setor.
O SOAT começa como projeto-piloto, com a adesão inicial da Fetronor (Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Nordeste), da Fetralse (Federação das Empresas de Transporte de Passageiros dos estados de Alagoas e Sergipe) e da Fetranspar (Federação das Empresas Transporte de Cargas do Estado do Paraná). As três juntas podem alcançar 564 empresas de passageiros e de cargas em um ano.
Na primeira etapa do SOAT, um questionário será enviado aos gestores do transporte rodoviário para, na sequência, ser realizado o diagnóstico da empresa e emitir um indicador de desempenho ambiental. O procedimento permite sinalizar quais pontos necessitam de maior atenção por parte do transportador e indicar o que pode ser ajustado.
O SOAT faz parte do Programa Ambiental do Transporte – o Despoluir, iniciativa da CNT em parceria com o SEST SENAT, em atividade há mais de 13 anos. Ao longo de sua trajetória, o Despoluir já promoveu 3,2 milhões de avaliações veiculares ambientais, atendendo mais de 55 mil transportadores, engajando-os em ações de responsabilidade ambiental e contribuindo para a melhoria da qualidade do ar, especialmente nos grandes centros urbanos.
voltar