5 dicas para evitar prejuízos no transporte de cargas
Compartilhe

Possibilitar que mercadorias cheguem em segurança ao destino final é fundamental no transporte rodoviário de cargas. Porém, em um país continental, como o Brasil, existem muitos gargalos de infraestrutura e segurança.

Para ajudar transportadores e embarcadores, a Buonny, maior gerenciadora de riscos do Brasil, preparou cinco dicas práticas para evitar prejuízos que podem colocar a sua operação em risco. Confira.

  1. Realize manutenções preventivas na frota

Veículos utilizados constantemente sofrem muitos desgastes. Por isso, é recomendado realizar uma vistoria antes do início de cada viagem para checar, principalmente, níveis de óleo e combustível, itens de segurança e sistemas de sinalização.

  1. Treinamentos periódicos

É importante abordar temas como direção defensiva, primeiros socorros, legislação de trânsito, prevenção de acidentes, entre outros, com o objetivo de sensibilizá-los a respeito de aspectos importantes de seu trabalho, especialmente para saúde e segurança.

  1. Tecnologia a favor

A tecnologia no monitoramento de cargas é fundamental se o objetivo é garantir a segurança das viagens. Com equipamentos tecnológicos, é possível acompanhar a carga em tempo real, delimitar a rota, controlar sensores, entre outros pontos.

  1. Prefira transporte diurno, sempre que possível

Priorize as viagens durante o dia. Além de diminuir os riscos para o transporte, os motoristas trabalham descansados e têm melhor visibilidade para dirigir.

  1. Tenha programa de Gerenciamento de Riscos

O PGR é uma estratégia para prevenir e reduzir os riscos que envolvem operações de transporte e logística. No plano, é realizado mapeamento para planejar as ações para aperfeiçoar as medidas de segurança das empresas.

“A prevenção é fundamental para quem atua no segmento de transporte e logística, bem como a tecnologia. Dessa maneira, transportadoras e embarcadores podem atuar com eficiência e, principalmente, segurança para motoristas e cargas”, completa Eliel Fernandes, CEO da Buonny.


voltar