Compartilhe
19 de Janeiro de 2015 – 04h54 horas / G1

O ano mal começou e o brasileiro já pagou mais de R$ 116 bilhões em impostos, o que dá um pouco mais de R$ 600 por habitante.
 

O ano de 2015 promete. O governo, até agora, não tomou uma decisão sobre o índice de correção da tabela do Imposto de Renda, fora os aumentos nas contas de luz, dos veículos e dos combustíveis, que ajudam o país a arrecadar mais.
 

Mas o que vai ser feito com esse dinheiro? O economista Samy Dana, comentarista do Hora 1, explica essa matemática.
 

O brasileiro trabalha até o dia 31 de maio para o governo, para pagar impostos. Tudo o que a gente ganha trabalhando vai para o governo em impostos.
 

Em países em desenvolvimento, até comparáveis com o Brasil, como o México, esse índice cai para dois meses e pouco, vai até 12 de março. Nos Estados Unidos, basicamente, são três meses, e têm países que cobram mais, como Noruega, Bélgica, Itália e França.
 

Quando a gente fala em país, o dono da ‘empresa’ é a sociedade e como retorno, queremos os serviços básicos, como transporte, educação, saúde e segurança pública. Temos que cobrar esses itens e se a gente não cobra, a gente não sabe para onde vai o dinheiro.
 

"Esse monitoramento é fundamental para o processo que enriquece o país, a gente paga e muito, e se fosse uma empresa, o dono jamais deixaria assim, tão ‘solto’, e o cidadão tem que fazer a mesma coisa", explica Samy.


voltar

SETCESP
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.