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30 de Julho de 2014 – 10h14 horas / CNT

As obras de duplicação da BR-163/MS foram iniciadas após as autorizações especiais do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis). Como previsto em contrato de outorga com a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), a empresa concessionária responsável pelo trecho, MS Via, deve concluir a duplicação dos primeiros 10% da rodovia e construir as praças de pedágio em até 18 meses, contados a partir de abril de 2014.

A duplicação ocorrerá em dez pontos da rodovia, em um total de 89,2 km de extensão. Além disso, será realizada a construção de 17 bases operacionais do SAU (Serviço de Atendimento ao Usuário) e de nove Praças de Pedágio.

A partir de outubro, também serão iniciados os trabalhos de operação da rodovia, com a implantação do SAU, com atendimentos médico e mecânico, serviço 0800 (Disque CCR MSVia), inspeção de tráfego e apoio ao usuário. Os serviços serão prestados a partir de instalações provisórias, enquanto são construídas as bases operacionais.

O SAU contará com cerca de 500 colaboradores distribuídos ao longo da BR-163/MS, entre eles 259 profissionais de Atendimento Pré-Hospitalar, dos quais 35 médicos, que trabalharão em plantões 24 horas. As equipes serão apoiadas por uma frota composta por 17 ambulâncias-resgate (cinco serão Unidades de Tratamento Intensivo), 25 guinchos (leves e pesados), 19 inspeções de tráfego e 11 caminhões de serviço. O serviço será comandado por um Centro de Controle Operacional, localizado em Campo Grande.

Confira os trechos que serão duplicados:

Caarapó – do km 192,3 ao km 203,5 (11,2 km de extensão, sentido Sul) e do km 227,3 ao km 237,1 (9,8 km de extensão, sentido Sul); Jaraguari – do km 513,3 ao km 519,7 (6,4 km de extensão, sentido Sul); Bandeirantes/Camapuã – do 580,3 ao km 591 (10,7 km de extensão, sentido Sul); S. Gabriel do Oeste/Bandeirantes/Camapuã – do km 595 ao km 602 (7 km de extensão, sentido Sul); São Gabriel do Oeste – do km 620,4 ao km 629 (8,6 km de extensão sentido Sul); São Gabriel do Oeste – do km 630,3 ao km 648,7 (18,4 km de extensão, sentido Sul); Rio Verde de Mato Grosso – do km 651,8 ao km 656,2 (4,4 km de extensão, sentido Sul); Rio Verde de Mato Grosso – do km 694,9 ao km 699,5 (4,6 km de extensão, sentido Sul); e Sonora – do km 824,5 ao km 832,6 (8,1km de extensão, sentido Norte).

As praças de pedágio serão construídas nos seguintes locais:

Mundo Novo, km 28,1; Itaquiraí, km 113; Caarapó, km 227,7; Rio Brilhante, km 313,5; Campo Grande km 432,2; Jaraguari, km 535,4; São Gabriel do Oeste, km 605; Rio Verde de Mato Grosso, km 705,2; e Pedro Gomes, km 819,8.
As bases operacionais do SAU serão construídas nos seguintes segmentos:
Base 1 – Mundo Novo; Base 2 – Itaquiraí; Base 3 – Naviraí; Base 4 – Juti; Base 5 – Caarapó; Base 6 – Dourados; Base 7 – Rio Brilhante; Base 8 – Nova Alvorada; Base 9 – Campo Grande (Anhanduí); Base 10 – Campo Grande; Base 11 – Bandeirantes; Base 12 – Congonha; Base 13 – S. Gabriel do Oeste; Base 14 – Rio Verde de MT; Base 15 – Coxim; Base 16 – Coxim; e Base 17 – Pedro Gomes.

Com informações da ANTT


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