Bate-papo empresarial: André Nedeff
Compartilhe

“Um pneu pode ser reformado mais de uma vez, mantendo a mesma segurança e qualidade de um recém-fabricado”

Essa é a garantia da Vipal Borrachas que conta com os mais rigorosos processos fabris e todas as importantes certificações do segmento

André Nedeff é Gerente Nacional de Frotas da Vipal Borrachas com mais de 20 anos de atuação na empresa. Já passou por cargos comerciais e técnicos, sendo que há dois anos, trabalha diretamente em iniciativas voltadas para o mercado transportador.

1 – Qual a importância da qualidade da borracha na reforma do pneu para evitar acidentes no trânsito?

A Vipal concentra seus esforços na aplicação das mais avançadas tecnologias de fabricação, testes e desenvolvimento de compostos de borracha, sendo a qualidade condição essencial para a obtenção de todos os quesitos aos quais se almejam, entre estes, a segurança do produto. Um pneu pode ser reformado mais de uma vez mantendo a mesma segurança e qualidade de um recém-fabricado, além de suas vantagens de custo e sustentabilidade. Para tanto, a Vipal conta com os mais rigorosos processos fabris e todas as importantes certificações do segmento. Tudo isso atesta a preocupação da empresa com os corretos métodos de fabricação e, por consequência, na utilização de seus produtos com o cliente final, o transportador e o caminhoneiro, colaborando com a segurança no trânsito.

2 – Como alcançar e manter permanentemente um padrão de qualidade do produto fornecido?

A empresa conta com um know how de mais de 46 anos de estrada e uma grande carga de conhecimento técnico adquirido ao longo deste tempo. Com quatro fábricas, a Vipal possui, em cada uma delas, laboratórios com equipamentos direcionados exclusivamente ao controle de qualidade de matérias-primas, insumos e produtos, que permitem o mais rígido domínio das características e garantem a qualidade final de tudo que é produzido. Além disso, a companhia trabalha com as maiores empresas do mercado e utiliza o programa Índice de Qualidade de Fornecimento (IQF). Também, desde 1995, nossa organização possui certificações ISO, sendo a primeira no segmento a conquistar o ISO 9002. Desta forma, um de seus principais diferenciais, a qualidade, é legitimada mundialmente. Nos laboratórios da Vipal são realizados mais de 50 diferentes tipos de testes, gerando mais de 26 mil ensaios anuais.

3 – Há quase 50 anos no mercado de borracha, como a Vipal tem buscado se reinventar e em que modelo de gestão aposta para se destacar no mercado?

A Vipal sempre foi uma empresa disruptiva e que quebrou modelos. Ao longo de sua história, por exemplo, foi pioneira na fabricação de produtos para reparos de pneus e câmaras de ar no Brasil, no início dos anos 70. Também foi a primeira companhia brasileira no setor a conquistar a certificação ISO 9002, em 1995, obtendo outras certificações nos anos subsequentes, e lançou, em 2009, a exclusiva linha de bandas ECO, produzidas com compostos especiais de borracha de alta tecnologia, que proporcionam economia de até 10% de combustível aos transportadores.

Ao mesmo tempo, na era da transformação digital em que se vive hoje, percebe-se que o mundo caminha rapidamente para mais tecnologia e informação. Diante disso, a Vipal está preparada para acompanhar este movimento. Uma prova é a Smart Seller, inovadora plataforma pensada especialmente para promover o acompanhamento de equipes comerciais de maneira a proporcionar maior controle dos processos e eficiência operacional.

4 – Quais pesquisas a Vipal desenvolve? E a partir disso, como empresa se imagina daqui há 20 anos?

A Vipal desenvolve uma série de pesquisas em diferentes níveis, áreas e com diversos públicos. Um exemplo é a pesquisa realizada por meio de workshops de co-criação com clientes transportadores para identificar as necessidades deste público, o que resultou na Vipal Resolve. A plataforma interativa ajuda os profissionais do segmento de transportes na resolução dos dilemas da sua rotina de trabalho, a Vipal Resolve, lançada em 2017, nasceu da necessidade de uma maior proximidade entre todos os participantes deste mercado. A empresa se imagina fortalecendo sua posição de líder de mercado como já é atualmente. Mais do que nos próximos 20 anos, a Vipal manterá seu olhar sempre rumo ao crescimento, focada em alcançar novas metas e desenvolver novos produtos e serviços para seus parceiros.

5 – Como a Vipal lida atualmente com a questão ambiental?

A própria prática de reforma de pneus, core business da Vipal há mais de 46 anos, é ecologicamente correta. De acordo com a Associação Brasileira do Segmento de Reforma de Pneus (ABR), cada pneu de carga reformado gera uma economia de 57 litros de petróleo, que seriam usados na fabricação de um pneu novo. O setor proporciona uma economia de petróleo na ordem de 500 milhões de litros/ano. Com relação a ações ambientais promovidas, estas atingem várias áreas da empresa. Somando as estruturas de suas fábricas, são tratados um total de mais de 31 milhões de litros de efluentes por ano. O aproveitamento de água é outro ponto importante, nas fábricas de Feira de Santana (BA) e Nova Prata (RS), somam-se 92 mil m² de telhado projetado para captação de água da chuva, que é utilizada para descarga de banheiros, produção e irrigação. A Vipal também utiliza alta tecnologia para a transformação de borracha descartada, 140 mil kg/mês, a qual retorna para a produção em forma de pó por meio do processo de criogenia. Outra frente ambiental que a nossa organização se atenta é a logística reversa. Mais de 300 toneladas mensais de pneus são recicladas, evitando, assim, seu descarte no meio ambiente.

6 – Como executivo, qual é o seu sonho?

Se tivesse que sintetizar apenas um sonho, profissionalmente falando, seria o de vivenciar o momento em que a gestão e o cuidado com os pneus das frotas recebessem a merecida atenção por parte dos transportadores. Uma vez que, além de gerar economia, a boa gestão dos pneus influência nos demais custos da manutenção que estão interagindo com os pneus e também, economia de combustível. É performance, desempenho e preservação ambiental, tudo em função de um olhar mais profissional na gestão da frota.

ANDRÉ NEDEFF: “A Vipal manterá seu olhar sempre rumo ao crescimento, focada em alcançar novas metas e desenvolver novos produtos e serviços para seus parceiros”.


voltar