Atividade econômica avança 0,17% em outubro, aponta BC
Compartilhe

O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) registrou crescimento de 0,17% em outubro, na comparação com o mês anterior, na série dessazonalizada. Em setembro, o resultado havia sido positivo em 0,47% (dado revisado de alta de 0,44%).

A expansão de outubro ficou praticamente em linha com a mediana das estimativas colhidas pelo Valor Data, de avanço de 0,2%.

Nos 12 meses encerrados em outubro, houve expansão de 0,96%, na série sem ajuste. Devido às revisões constantes do indicador, o IBC-Br medido em 12 meses é mais estável do que a medição mensal, assim como o próprio Produto Interno Bruto (PIB).

Perante outubro de 2018, o índice aumentou 2,13%, na série sem ajuste. No ano, a variação é positiva em 0,95%.

O comportamento do indicador no mês de outubro foi influenciado pela alta de 0,8% da produção industrial, pelo incremento de 0,8% dos serviços e pelo avanço de 0,1% do varejo, segundo as pesquisas mensais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O IBC-Br tem metodologia de cálculo distinta do Sistema de Contas Nacionais do IBGE. O indicador do BC, de frequência mensal, permite acompanhamento mais frequente da evolução da atividade econômica, enquanto o Produto Interno Bruto (PIB), de frequência trimestral, descreve um quadro mais abrangente da economia.


voltar

SETCESP
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.