Atitude, sem comportamento, é nada
Compartilhe

Um “comportamento” é aquilo que eu posso medir, fotografar, verificar. Uma “atitude” eu não posso medir. Por exemplo: Sorriso é um comportamento. Eu posso ver, fotografar. Alegria é uma atitude. Eu não tenho como medir a alegria – a não ser através do “comportamento” de um sorriso.

Assim, uma atitude de atender bem só ocorrerá se as pessoas emitirem comportamentos concretos em relação aos clientes, às pessoas.

O que quero dizer é que não adianta eu ficar dizendo às pessoas para terem uma ATITUDE de grandeza, de servir, de gratidão, de ação sem que elas saibam quais são e queiram emitir COMPORTAMENTOS que expressarão aquelas atitudes.

O que nossas pesquisas mostram é que pequenos comportamentos, gestos concretos de gentileza, de atenção, de gratidão, expressados concretamente é que demonstrarão uma atitude de atendimento excelente, de servir etc.

Sem comportamentos concretos, as atitudes desejadas se tornam apenas palavras vazias.

Escrevo isto porque tenho visto empresas conclamando seus colaboradores a terem uma “atitude de gratidão” mas não explicam ou dão exemplos de comportamentos concretos de gratidão que poderão ser emitidos para que a atitude de gratidão possa realmente acontecer e ser percebida.

Da mesma forma vejo empresas – lojas, hotéis, restaurantes que dizem ter uma “atitude de servir, de encantar, de surpreender” mas onde os comportamentos concretos dos funcionários demonstram exatamente o contrário.

Assim, tenho que discutir com meus colaboradores o que, de fato, concretamente, em nossa empresa e nas situações concretas que enfrentamos, significa atender bem, ter atitudes de cortesia, atenção, etc., transformando atitudes em comportamentos. Se eu não fizer isso, pouco acontecerá concretamente.

  • Atender o telefone no segundo toque;
  • Não deixar alguém esperando mais que cinco minutos;
  • Falar olhando nos olhos;
  • Sorrir;
  • Pegar uma cadeira para a pessoa se sentar;
  • Oferecer água para quem chegar;
  • Ajudar uma pessoa mais velha a subir uma escada.

Esses são comportamentos de atendimento e gentileza que demonstrarão que você e sua empresa têm realmente uma atitude de servir.

Não se esqueça: discuta com seus colaboradores quais comportamentos eles devem emitir para que nossos clientes e fornecedores percebam nossas atitudes de grandeza e consideração.

Pense nisso. Sucesso!


voltar