Assuma
Compartilhe

Nada é mais prejudicial a uma pessoa do que não assumir. Assumir o que? Assumir tudo!

Assumir com afinco as responsabilidades que lhe são dadas. Assumir posições firmes frente a assuntos, temas. Assumir erros cometidos. Assumir sua própria ignorância em assuntos que não domina. Assumir que estava errado no passado e mudar de opinião com firmeza e dizendo os motivos com clareza. Assumir suas responsabilidades em relação à família, ao casamento, às amizades, aos colegas e subordinados.

Outro dia, numa reunião do Conselho de uma empresa a indignação dos conselheiros era que os diretores não assumiam suas funções com a competência exigida nestes tempos competitivos

Colocavam sempre a culpa no mercado, na concorrência, nos colaboradores. “Não assumem nada!” esbravejava um dos participantes. Só querem bônus e mordomias.

Situação semelhante presenciei num clube de serviço em que a diretoria dizia que os membros do clube não queriam assumir nenhuma responsabilidade nos trabalhos que eles próprios exigiam que fossem feitos pelo clube.

“Aqui todo mundo dá ideias, exige muito, mas ninguém assume nada” dizia um dos dirigentes à cata de alguém que o ajudasse num trabalho comunitário de final de semana.

Pessoas que não assumem, deveriam ao menos ter a honestidade de sair, de pedir demissão, de assumir sua incompetência e incapacidade. Não assumir, ficar criticando e apontando os problemas não é atitude digna de pessoas intelectualmente honestas.

E você? Assume?

Você assume as responsabilidades que lhe são dadas sem ficar o tempo todo dando desculpas por dificuldades inerentes àquela tarefa ou função?

Você é capaz de assumir um erro cometido, pedir desculpas e recomeçar?

Você assume posições firmes ou está sempre buscando agradar?

Pense nisso. Sucesso!

 


voltar