Assédio: Todo cuidado é pouco
Compartilhe

Independentemente da opinião pessoal sobre o tema, a realidade é que todos nós, sem exceção, temos hoje que tomar um enorme cuidado com qualquer comportamento que possa ser considerado “assédio”, seja moral, seja sexual, no ambiente de trabalho e em qualquer situação, mesmo fora do próprio ambiente físico da empresa.

É preciso compreender que muitos comportamentos tidos como “normais” e sem nenhuma intenção maléfica, são hoje considerados inaceitáveis. E com relação a esse tema não vale nenhuma consideração a respeito da intenção ou mesmo do consentimento das partes.

Comportamentos que possam ser interpretados como “assédio” moral ou sexual, devem ser eliminados e ponto final.

Assim muito cuidado com abraços, beijinhos e pequenos toques. Também devemos evitar quaisquer palavras ou comentários, mesmo elogiosos e sinceros, que possam ser considerados, mesmo remotamente como uma forma de assédio, mesmo através das redes sociais ou remotamente. Assim, comentários sobre o modo de vestir, estilo de cabelo ou qualquer outros, devem ser evitados.

E esse conselho serve tanto para homens como para mulheres. Estão aumentando as denúncias de assédio feito por mulheres em relação a homens, sejam colegas, superiores ou subordinados, afirmaram diretores de RH das empresas que consultamos. Há também casos de denúncia de assédio entre pessoas do mesmo sexo, relataram esses diretores, o que vem tornando o tema ainda mais complexo.

Na discussão que tivemos com esses dirigentes de empresa, o que ficou claro é que uma simples denúncia pode arruinar a carreira de um colaborador ou colaboradora para sempre.

Não adianta haver provas que inocentem o denunciado ou denunciada, disseram, o estrago já foi feito e a empresa tem que tomar uma atitude forte em relação a esses casos.

Esse é o fato!

E é preciso nunca esquecer, que além do assédio sexual, há o assédio moral, mais difícil de ser comprovado, mas que igualmente deve ser tratado com muito cuidado e atenção.

Segundo o TST — Tribunal Superior do Trabalho — assédio moral é a exposição de pessoas a situações humilhantes e constrangedoras no ambiente de trabalho, de forma repetitiva e prolongada, no exercício de suas atividades. E o mesmo grupo de dirigentes afirmou que as denúncias de assédio moral igualmente estão aumentando a cada dia.

É importante ressaltar que o tema do “assédio” deixa sempre margem a muita subjetividade e dependerá sempre das circunstâncias. E é justamente por isso que deve ser sempre evitado qualquer comportamento que possa ser visto ou interpretado como assédio, seja moral ou sexual.

Todo cuidado é pouco!

Pense nisso. Sucesso!


voltar