Argentina promete acabar com multas contra caminhoneiros brasileiros
Compartilhe
17 de Novembro de 2010 – 10h00 horas / Portogente
Demorou, mas uma antiga reivindicação dos transportadores brasileiros deve se tornar realidade. A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) informou nesta terça-feira (16) que o governo argentino acabará com as multas aplicadas de maneira abusiva aos caminhões do Brasil.
PortoGente mostrou, ainda em 2009, as reclamações do presidente da Associação Brasileira de Transportadores Internacionais (ABTI), José Carlos Becker. Ele denunciava o que chamava de “fábrica de multas da Argentina”. Na semana passada, Becker esteve em Brasília e conversou com diversas autoridades sobre o tema.
Por diferenças na altura dos caminhões, os motoristas recebiam multas que não deveriam ser cobradas, afinal, há acordos assinados entre países do Mercosul estabelecendo regras únicas de transporte rodoviário. “As multas causam vários prejuízos para as nossas transportadoras. Algumas pagaram mais de US$ 20 mil mensais de multas”, disse Becker.
De acordo com levantamento feito pela ABTI, os prejuízos das transportadoras brasileiras chegaram a R$ 2,5 milhões por mês, apenas com o pagamento de multas. Ao governo brasileiro, as autoridades argentinas prometeram cumprir os acordos do Mercosul, não multar mais brasileiros de forma indiscriminada e reforçar o alerta aos guardas nas estradas.

voltar