Compartilhe
20 de Fevereiro de 2015 – 05h03 horas / Luiz Marins

Visitando uma empresa notei uma coisa que me chamou a atenção: os funcionários mais antigos pareciam ter uma enorme má vontade em ensinar os mais novos.

Conversando com os dirigentes, eles me disseram ser esse um dos maiores problemas que enfrentam. Há, de fato, uma visível falta de cooperação principalmente em relação aos colaboradores recém chegados, me disse um gerente.

Por que isso ocorre em muitas empresas? Há vários motivos: essa má vontade pode ser fruto de um ambiente de desconfiança que faz com que as pessoas mais antigas não se sintam seguras e por isso vejam recém chegados como uma ameaça. Outro motivo pode ser a permanência e repetição de erros do passado. Como me disse um funcionário "ninguém me ensinou nada quando entrei. Aqui cada um se vira sozinho e eu sofri muito para aprender tudo o que sei e não vou passar de graça a ninguém". 

Além desses motivos é claro que existirão sempre pessoas problemáticas que vivem com sentimentos de perseguição e ameaça por mais que se queira dar a elas uma condição de segurança.  Muitas vezes a explicação para o seu comportamento está na sua própria história de vida. Muitas dessas pessoas precisam de ajuda psicológica de alguma forma.

Para enfrentar e corrigir esses problemas de falta de cooperação no ambiente de trabalho é preciso trabalhar a confiança. Isso é feito através de reuniões, diálogos, atividades de cooperação e da mudança de atitude das chefias, muitas vezes punitivas demais ou mesmo ausentes demais.  Tirando os problemas psicológicos individuais, seres humanos sentem prazer em trabalhar em times, em ajudar uns aos outros, sempre que o ambiente seja favorável.  Discutir o tema abertamente poderá abrir as mentes das pessoas para o valor da cooperação e da confiança.

Pense nisso. Sucesso!


voltar