Apoio em momento necessário
Compartilhe

Nos negócios é inevitável que aconteçam algumas situações inesperadas, e para esses momentos difíceis, ter com quem contar faz toda a diferença. Foi pensando nessas horas de emergência que o SETCESP criou, em 1992, o serviço de Assessoria de Segurança, que dá suporte ao associado caso seja vítima de algum roubo ou furto de carga e/ou veículo.

O transportador associado pode recorrer ao serviço para acompanhar as ações de investigação do seu sinistro junto as autoridades responsáveis.  “Nós temos condições de ajudá-lo por meio de uma intermediação com os órgãos competentes, para isso, basta que entre em contato conosco”, explica o coronel Paulo Roberto de Souza, coordenador executivo da Assessoria de Segurança.

Ao longo dos anos, o departamento que também é responsável por propor medidas aplicáveis no combate ao roubo de cargas a nível municipal, federal, estadual e no âmbito dos poderes, Legislativo, Executivo e Judiciário, vem se modernizando e reestruturando o embate a este tipo de delito.

O coordenador executivo esclarece que atualmente há um trabalho em três frentes junto ao governo do estado. “Temos grandes demandas com a Secretaria de Segurança, a primeira é uma parceria para coleta de dados, a segunda é uma resposta a isso, que é o Procarga (Programa de Prevenção e Redução de Furtos, Roubos e Desvios de Carga) e a terceira é um pedido para que a aplicação da Lei 15.315/14, seja mais efetiva”.

O Procarga é uma resolução da Secretaria de Segurança que reúne um grupo de especialistas para atuar no enfrentamento ao roubo de carga. Já a Lei 15.315/14 trata da cassação da inscrição no cadastro de contribuintes do ICMS para empresas que comercializarem, comprovadamente, mercadorias roubadas.

As três ações integradas possibilitam o combate mais efetivo deste tipo de crime. O acompanhamento estatístico das situações de roubo mapeia as ações das quadrilhas especializadas para que o Procarga possa atuar de forma assertiva, e ao fazer apreensões tenha garantido o respaldo em Lei.

De acordo com Souza, apesar de já existir no estado de São Paulo, a Lei 15.315/14 precisa ser aplicada em todo país, “a Lei tem eficácia porque cria uma penalidade também para o receptador de mercadoria roubada ao cassar a inscrição no registro do ICMS”, contou.

Quem compartilha desse mesmo ponto de vista é o vice-presidente do SETCESP, Roberto Mira, que também atua na Assessoria de Segurança. “Essa legislação tem que funcionar no Brasil inteiro. O receptador de carga roubada não pode continuar o negócio dele vendendo mercadoria ilícita”, ressalta Mira.

 Ainda sobre o Procarga, Souza afirma que o programa abre espaço para reuniões e debates entre autoridades e representantes de transportadoras, o que agrega mais informações para a investigação desse tipo de crime. “Com essa restauração o programa voltará essa a ter uma eficiência ainda maior que a do passado”, ressaltou coordenador executivo.

 “Foi uma época que tivemos redução drástica do roubo de carga no estado de São Paulo. Isso será reestabelecido. Acredito que viveremos um importante momento da diminuição da criminalidade no nosso setor em breve”, reafirma também otimista o vice-presidente da entidade.

Além de contar com a Assessoria de Segurança do SETCESP em casos de sinistro, a entidade disponibiliza ao associado cursos e palestras para colocar em prática ações preventivas a esse tipo de ocorrência. Em caso de dúvidas também existe à disposição orientações de cunho pessoal.

Segundo o último levantamento da Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC&Logística) a ação de quadrilhas especializadas em roubos de cargas resultou, em 2018, no registro de mais de 22 mil ataques a motoristas em todo o país, um prejuízo de a cerca de R$ 2 bilhões para o setor produtivo com a perda de cargas e veículos.

Para utilizar o serviço de Assessoria de Segurança do SETCSEP, basta entrar em contato:

seguranca@setcesp.org.br | (11) 2632.1000.


voltar