Alcance global e tendências tecnológicas
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Nova marca e expertise da líder que rompeu fronteiras para transformar o potencial das frotas

A MICHELIN Connected Fleet, antes Sascar, foi adquirida pelo Grupo Michelin em 2014 buscando a ampliação de seus negócios em serviços e soluções e tornou-se um dos principais players de tecnologia de gestão de frotas no mundo. No Brasil e América Latina, é líder na oferta de soluções que conectam o transporte para o ir e vir de cargas e pessoas.

Dentro da estratégia de desenvolvimento sustentável do grupo, equilibrada entre performance financeira, planeta e pessoas e, atuando com, em torno e além dos pneus, a empresa de gestão de frotas faz parte da estratégia ‘em torno’ e virou referência em inovação, mobilidade sustentável e tem mais de 326 mil soluções conectadas no Brasil e na América Latina.

Com mais de 41 mil clientes e mais de 283 mil cargas monitoradas, a empresa desenvolve inovação com controles rígidos de qualidade para mais de 300 mil conexões simultâneas. Um retrato disso são as certificações ISO 9001 (modelo de gestão da qualidade para organizações), ISO 27001 (Segurança da Informação) e ISO 14001 (Meio Ambiente).

“Oferecemos o portfólio de soluções mais completo do mercado, num conceito one stop shop. Uma vantagem competitiva da MICHELIN Connected Fleet no mercado é o monitoramento de toda a cadeia de valor, atuando desde a produção até a chegada ao consumidor final. Nossa atuação é baseada, acima de tudo, no entendimento das necessidades dos clientes. A tecnologia no mercado de transportes vem ganhando espaço, pois possibilita tornar a mobilidade mais sustentável, em razão disso, temos a possibilidade de preservar vidas e desenvolver a produtividade de forma responsável”, afirma Boanerges Corado Neto, diretor geral LATAM.

“Nós sabemos quanto o transporte rodoviário é importante para o escoamento da produção no País, com 75% de participação, mas a malha rodoviária ainda tem muito espaço para desenvolvimento. Além de qualidade e extensão das estradas e com a complexidade desses desafios, quem atua na cadeia de transporte precisa se tornar cada vez mais eficiente”, reforça João Guilherme Franco, diretor de Marketing e Televendas.

Por isso, a empresa busca constantemente ampliar seus negócios em serviços e soluções. Entre os principais entregáveis destacam-se os Smart Reports, que monitoram a performance da operação, contribuindo para uma redução de até 13% dos custos; as Smart Câmeras, ferramenta de gestão do comportamento do motorista que pode levar a um patamar de zero acidente; também a Torre de Controle, que possibilita uma  visão unificada da operação, podendo reduzir em 20% o tempo de veículo parado ligado; e ainda a Carreta Conectada Avançada, para monitoramento da temperatura e pressão dos pneus, assegura a melhoria de performance e redução de 60% de danos em pneus.

Franco cita que outro grande desafio é a segurança: “prevenção é a palavra-chave na intenção de mitigar o risco que uma operação de transporte envolve. Para estar sempre à frente, buscamos oferecer as soluções mais modernas com o objetivo de não deixar os roubos de veículos e cargas acontecerem e, caso aconteçam, rapidamente seguir com a recuperação do bem por meio de dispositivos, que trazem a localização cada vez mais exata dele”. A empresa tem um portfólio com produtos e serviços para proteção do veículo, como o Imobilizador e também para a carga, como as iscas para monitorá-las independentemente do veículo.

Tecnologias avançadas transformam o potencial da frota, independente do desafio enfrentado pelo transportador. Por aqui, o time está sempre próximo para entender e propor qual solução é a mais adequada em diferentes cenários. Hoje, com a agenda ESG cada vez mais presente e tornando-se uma exigência do mercado, a tecnologia aporta valor em todos os pilares e os resultados mensurados auxiliam na definição e evolução da governança.

“A história e expertise que a Sascar teve durante os anos de atuação no Brasil atravessaram o continente e fazem parte da expansão da marca global MICHELIN Connected Fleet. Nosso conhecimento ocupa novos territórios e também traz insights relevantes de outras regiões, como Europa e Estados Unidos. Essa inteligência coletiva tem se tornado um grande diferencial na nossa atuação, respeitando as particularidades dos mercados”, finaliza Neto.


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