Um líder antifrágil é aquele que não apenas resiste a crises e adversidades, mas que se fortalece e se desenvolve a partir delas.
Em nossas mensagens Motivação & Sucesso (número 1699), já discutimos o “instigante conceito de antifragilidade”. O conceito foi introduzido por Nassim Nicholas Taleb em seu livro “Antifrágil: Coisas que se Beneficiam com o Caos”. Enquanto algo frágil se quebra sob pressão e algo robusto resiste sem mudar o que é antifrágil se beneficia do estresse, da desordem e da volatilidade, cresce e melhora.
Um líder antifrágil possui algumas características específicas:
- Ele não tem medo da mudança. Ele procura se adaptar às mudanças mantendo sua ética e aprendendo com a mudança, levando seus time a se ajustar à nova realidade.
- Embora enfrente desafios, ele não apenas se recupera, mas também usa essas experiências para se tornar mais forte, ou seja, ela vai além da resiliência.
- Ele não para de aprender, de participar, de fazer cursos, de se aperfeiçoar. E ele leva seus liderados a terem a mesma atitude de aprender com os problemas e eventos negativos, vendo os fracassos como oportunidades de aprendizado.
- Um líder antifrágil é capaz de encontrar novas soluções e abordagens, incentivando a inovação dentro de sua equipe, principalmente pela análise das mudanças e dos problemas que surgem no dia a dia de uma organização.
- Ele sabe que precisa de seus liderados para enfrentar adversidades e inspira confiança em seu time.
- Um líder antifrágil não se preocupa apenas com resultados imediatos, ele tem uma visão de longo prazo que considera o futuro e as possíveis mudanças no ambiente de negócios.
Assim, mais do que resilientes, esses líderes antiifrágeis, que aprendem e crescem com as adversidades e levam seus liderados a crescer, são fundamentais em ambientes de trabalho dinâmicos e incertos, pois são capazes de transformar desafios em oportunidades e inspirar suas equipes a fazer o mesmo.
Pense nisso. Sucesso!
voltar