Quais são os benefícios do Certificado Digital?
Compartilhe

Empresas e pessoas que garantem o certificado digital têm inúmeros benefícios

De forma resumida, o certificado digital é a identidade virtual de empresas e pessoas.

Por ser uma tecnologia que utiliza criptografia de dados, o certificado digital é a alternativa segura para assinar documentos que possuem válida jurídica e fiscal.

Com ele você pode emitir notas fiscais, enviar Declarações de Imposto de Renda à Receita Federal, coletar assinatura de contratos com clientes e fazer a emissão do RNTRC (Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas) digital.

Por isso, o certificado digital é a desburocratização de tarefas que antes eram realizadas presencialmente, já que dispensa a autenticação da assinatura de próprio punho.

E agora que você sabe o que é certificado digital, chegou a hora de você descobrir quais as vantagens uma identidade eletrônica pode trazer para você e para o seu negócio.

Quais são os benefícios do certificado digital?

Aqui resolvemos separar os principais benefícios dessa ferramenta, tanto para empresas quanto para pessoas físicas. Veja só:

Garante segurança

O certificado digital permite que qualquer tipo de documento eletrônico seja assinado com valor jurídico, sem que o mesmo corra o risco de ser fraudado ou alterado.

Reduz custos

A partir do momento em que você começa a utilizar o certificado digital, você não precisa mais se preocupar com a impressão de documentos, gastos com reconhecimento de firma em cartórios e transporte para o envio de arquivo.

É sustentável

Pegando o gancho do benefício anterior, você consegue tornar a sua empresa muito mais sustentável, já que a emissão das notas fiscais eletrônicas, por exemplo, é feita virtualmente, dispensando a utilização de papel.

Garante mobilidade

Por trabalhar com o ambiente virtual, o certificado digital permite que todo tipo de negócio seja formalizado, independentemente da distância.

Por exemplo, se você for um empresário que mora no Brasil, consegue fechar qualquer negócio com um empresário que estiver na Inglaterra, por exemplo.

Se sentiu convencido com todos esses benefícios?

Os principais modelos de certificado digital

Existem diversos tipos de certificados digitais, mas os principais são:

  • e-CNPJ: é a identidade digital voltada para as pessoas jurídicas.
  • e-CPF: é a identidade digital voltada para as pessoas físicas.

Esses certificados digitais estão disponíveis em dois formatos, com diferentes custos e validades.

  • Modelo A1: é um software que fica instalado no computador e precisa ser renovado a cada 12 meses.
  • Modelo A3: é uma mídia criptografada (cartão com chip, token USB ou nuvem) que deve ser conectada a um computador e possui validade de até 60 meses.

Agora você já sabe o que é e quais os benefícios do certificado digital!

Agora que você já sabe o que é uma identidade virtual e quais são os seus principais benefícios, chegou o momento de solicitar o da sua empresa.

Para isso, você pode contar com o SETCESP, que além de enviar o certificado digital até você por delivery, te ajuda em todos os passos na hora da instalação.  

E quer o melhor? Se a sua transportadora for associada ativa à entidade, acaba levando o certificado digital de graça!

Para saber mais, entre em contato com Caique Neves pelo telefone (11) 2632-1064 ou pelo e-mail caique@setcesp.org.br.


voltar