A vida se resume a cada instante
Compartilhe

O verbo resume em inglês não significa “resumir” mas, sim, “recomeçar” ou “retomar” uma atividade. Em quase todos os computadores, impressoras ou máquinas existe o botão “resume” que faz com que a máquina “recomece” uma atividade.

Na vida devemos fazer a mesma coisa!

Temos que aprender a grande lição de que viver, na verdade, se resume em recomeçar sempre, ou seja, temos que saber apertar o botão “resume” a cada momento e recomeçar a vida, recomeçar a tarefa. Viver é recomeçar sempre!

Veja que recomeçar não significa “apagar a memória” do que fizemos. Significa “limpar” o nosso “computador mental” dos bugs que estão atrapalhando o seu bom funcionamento.

A filosofia nos ensina isso há milênios!

Toda a minha inteligência e minha liberdade – dada pelo livre arbítrio da vontade – só as tenho à minha disposição no momento presente, no “aqui e agora” , no hic et nunc como afirmavam os socráticos. O que eu fiz, comi, pensei, falei há um minuto, não me pertence mais, mas sim à minha história, ao meu passado. Eu não posso modificar ou refazer meu passado, por mais que o deseje. O que eu pretendo fazer daqui a um minuto ou a duas horas, pertence ao futuro.

Eu não tenho domínio sobre o meu futuro. Nem mesmo posso garantir que estarei vivo daqui a duas horas!

Assim, o que me resta de concreto, e sobre o qual eu tenho domínio é o instante presente.

É exatamente por isso que dizemos que viver é recomeçar a cada momento ou que a vida se resume a cada instante, como diz o título deste texto.

Saber apertar o botão “resume” é fundamental pois muitas vezes nossa cabeça está “vivendo” um passado que já se foi, com uma inútil nostalgia ou ainda ansiosa em relação a um futuro que não sabemos se chegará.

Reaprender a se concentrar e a viver o momento presente com toda a intensidade, inteligência e vontade é o fundamento da motivação e do sucesso e essa é a grande tarefa a que nos devemos entregar nos dias atuais.

E viver não é só fazer. Viver é planejar, é saber se divertir, ter momentos de lazer, de oração e de paz.

Pense nisso. Sucesso!


voltar