A urgência em formar sucessores
Compartilhe

Luiz Marins

Tenho visto em muitas empresas com as quais trabalho um problema muito sério. A falta de sucessores preparados para assumir cargos e funções que, por vários motivos, acabam ficando vagos de uma hora para outra.

O gerente de compras recebe uma oferta de uma outra empresa – muitas vezes concorrente – e a empresa não tem um sucessor preparado para substituí-lo.

O diretor de exportação deixa a empresa por motivos de saúde e a empresa não tem um sucessor preparado para assumir sua função.

O supervisor de manutenção deixa a empresa porque decidiu voltar para sua cidade de origem e a empresa não tem um sucessor preparado para assumir seu trabalho.

Vejo um empresário, cheio de saúde, com uma empresa próspera e com grande futuro pela frente, ser acometido por um enfarte fulminante. Não tinha um sucessor preparado.

Vejo isso acontecer todos os dias e fico estarrecido ao ver que as empresas e empresários ainda pensam que pessoas são eternas e que colaboradores que temos hoje serão sempre nossos e estarão eternamente conosco.

Ter sucessores preparados para todas as funções-chave da empresa é responsabilidade primordial de qualquer líder que não pode se omitir na formação de sucessores.

Pense nisso. Sucesso!

PENSE NISSO:

  • Na sua empresa há pessoas preparadas para assumir todas as funções-chave em caso de necessidade?
  • Se o dono, presidente, diretor geral de sua empresa tiverem que parar repentinamente de trabalhar, há pessoas prontas para assumir suas funções?
  • Preparar sucessores é garantir o futuro e a perenização de qualquer organização e essa é uma atribuição da liderança.

voltar