A união faz a segurança
Compartilhe

Plataforma colaborativa para registro de ocorrências quer ajudar na prevenção de roubos e promover mais proteção no trânsito

“Na segurança existe uma máxima que diz o seguinte: quem tem mais informação ganha a guerra”, disse o diretor da Especialidade de Gerenciamento de Risco do SETCESP, André Rossetti. A frase dita por ele, foi usada para explicar o quanto é importante o compartilhamento de ocorrências entre as empresas para se evitar o crime de roubo e furto de carga.

Rossetti acredita que melhorar o fluxo de informações entre as organizações pode ajudá-las a evitar sinistros. “Quanto mais pessoas souberem sobre a mesma ocorrência, melhor é. Assim, podemos agir de forma mais eficiente. Esse é o fundamento da Torre de Controle”.

A Torre de Controle do SETCESP é coordenada pela diretoria de Gerenciamento de Riscos em conjunto com a Assessoria de Segurança da entidade. O serviço oferecido aos associados visa retransmitir informações às transportadoras sobre ações sofridas contra a carga e veículo. Inaugurada em outubro de 2019, neste ano a Torre de Controle SETCESP ganhou uma importante aliada: a tecnologia.

Por meio de uma parceria entre a entidade e a empresa Login Tecnologia, uma plataforma colaborativa online foi desenvolvida, na qual os usuários podem reportar ocorrências em tempo real. O sistema compreende a versão mobile, em que os motoristas podem avisar a todos os usuários da plataforma sobre qualquer adversidade pelo smartphone.

“No aplicativo, que é o Procity, o condutor do veículo pode acionar um botão de pânico. Ao fazer isso, ele avisará o gestor na empresa sobre o ocorrido, que pode conferir com precisão sua localização e a ocorrência. As demais empresas que usam a plataforma saberão que ali aconteceu algo, porém o anonimato da empresa e do motorista, que reportaram a informação é garantido”, conta Eliandro Rocha, que é analista de projetos na Torre de Controle do SETCESP.  

Rocha indica também que outras situações podem ser reportadas no aplicativo como acidente, buraco na via, enchente, comércio irregular, queda de árvores entre outras.

Desta forma, espera-se que outros motoristas, que estão no trajeto para passar por aquele mesmo ponto, verifiquem com antecedência se há alguma ocorrência, e caso haja, possa se precaver e até mudar de rota.

“Depois pretende-se que toda a informação siga o seu fluxo e a empresa junto com as autoridades tomem as devidas providências legais. Hoje temos vários grupos no WhatsApp sobre segurança, mas nem todos tem acesso a esses grupos. O que queremos é unir as informações”, destaca Rossetti.

Segundo Ana Jarrouge, presidente executiva do SETCESP, o mundo atual requer a capacidade de dividir o conhecimento. “No meio corporativo, isso é ainda mais fundamental quando falamos em compartilhar dados, que podem nos trazer velocidade, produtividade e segurança nas nossas operações de transporte. Atualmente, se costuma fazer isso mas via grupos de WhatsApp, de forma desordenada e pulverizada. O que estamos fazendo é justamente organizar e colocar todos na mesma plataforma”, diz Jarrouge.

A plataforma não tem custo para associados, mas ainda está em fase de teste e logo passará por uma otimização, porque a intenção é que ela seja o mais intuitivo possível. Só que mesmo, nesta fase o sistema já conta com a participação de 12 transportadoras, e outras mais, já podem aderir a testagem e utilizá-la.

Para isso, basta que a empresa associada faça seu cadastro junto à Torre de Controle do SETCESP e seja habilitada para usar a plataforma no site e o aplicativo Procity no smartphone, disponível para os sistemas operacionais Android e IOS.

De acordo com o Coronel Paulo Roberto de Souza, assessor de segurança do SETCESP, a expectativa é de recuo entre 17% e 19% no total de ocorrências de roubo em 2020 no País. Isso por conta das ações de combate a crimes feitas pelos órgãos de segurança dos Estados. Contudo, apesar das boas expectativas, os índices ainda são elevados, considera ele.

Por isso, a adesão à plataforma Procity se configura em uma poderosa estratégia para mitigar o crime avalia Tayguara Helou, presidente do Conselho Superior e de Administração do SETCESP, “A melhor forma de combater o roubo de cargas é com informação, a nova plataforma tem por objetivo unir as transportadoras de forma inteligente para juntos combater a criminalidade no Brasil”, diz.

“O ganho será evidente para todos, nossa expectativa e vontade é para que em breve o teste seja aprovado e o serviço lançado”, espera Rossetti.


voltar