A responsabilidade social das empresas
Compartilhe

Muitas pessoas me perguntam qual é a verdadeira responsabilidade social das empresas?

A grande responsabilidade social das empresas é gerar emprego e renda para as pessoas.

Essa é a grande missão do setor empresarial. Tudo o mais que as empresas possam fazer, será bem-vindo, mas pouco adiantará uma empresa fazer muito pela comunidade se ela não gerar emprego e renda, não crescer, não se desenvolver, pois o que ela fizer terá um tempo curto, pois ela não sobreviverá se não tiver lucros, resultados, desenvolver novos produtos e serviços, portanto não gerar mais empregos e mais renda a seus colaboradores.

Assim, o grande papel social de uma empresa é desenvolver produtos e serviços que vão ao encontro das necessidades das pessoas. Esse é o grande serviço que uma empresa presta.

Por isso e para isso ela precisa ter resultados financeiros positivos, para que esse lucro possa ser revertido em pesquisa e desenvolvimento de novos produtos e novos serviços que, tendo a preferência do mercado, faça a empresa crescer, se desenvolver e, novamente, gerar emprego, renda, enfim, riqueza para a sociedade.

Mas para que isso seja possível é preciso lembrar que uma empresa é feita de pessoas, de seus colaboradores em todos os níveis da hierarquia. Isso significa que cada um de nós, colaboradores, temos que dar o melhor de nós para que a empresa cresça, se desenvolva, tenha sucesso.

Uma empresa também é feita por seus fornecedores e, assim, como fornecedores temos que dar o melhor de nós para que nossa empresa cliente cresça e se desenvolva e possamos crescer com ela.

E é preciso lembrar que uma empresa também é feita por seus clientes que devem usar os produtos de acordo com as especificações, conversar com a empresa dando a ela sugestões de melhoria de produtos e serviços e compreendendo que só através de um lucro justo a empresa poderá ampliar sua capacidade de produzir, servir e, novamente, cumprir o seu papel social de gerar emprego e renda.

Assim, somos todos parte nessa responsabilidade social, cada um fazendo o seu papel da melhor forma para que o todo, a sociedade, as pessoas e o País cresçam de forma justa e responsável.

Pense nisso. Sucesso!


voltar