Compartilhe
20 de Abril de 2017 – 10h36 horas / Luiz Marins

O sociólogo francês Jacques Lambert publicou na década de 1950 o clássico livro “Os dois Brasis”, onde mostrava a existência de um Brasil de muita pobreza convivendo com um outro Brasil de opulência, modernidade e avanço. Anos depois, um economista usou a expressão “Belíndia”, para denominar o Brasil como um misto de Bélgica, desenvolvida, e Índia com sua pobreza, ainda maior àquela época.

 

Hoje, ao assistirmos as revelações da Operação Lava Jato, e o tamanho dos problemas e da corrupção que têm assolado o nosso País, nos vem à mente novamente a existência de dois Brasis: o dos políticos corruptos e dos empresários corruptores; dos desonestos e mentirosos; dos que se aproveitam da boa fé do povo e um outro Brasil: o das pessoas que trabalham para manter seus empregos e suas famílias; que pagam impostos elevados e muitas vezes injustos; que acordam cedo; que sofrem com a violência de todos os tipos e tudo o mais que têm que enfrentar todos os dias de forma calada e anônima; enfim, um País de pessoas honestas e responsáveis que constroem com muito suor a riqueza desta Nação — o “nosso” Brasil.
Como nos motivar e motivar nossos colaboradores numa realidade como está?

 

A verdade é que por mais difícil e desmotivadora que seja a realidade, não podemos jogar a toalha, desistir da luta. Se somos o Brasil responsável temos o dever de continuar a responder pelo Brasil que vale a pena. Agora, mais do que nunca, temos que nos unir— os honestos, os que não fazem parte de falcatruas, os que realmente trabalham, enfim, a grande maioria do povo brasileiro — para que o Brasil não pare, não se deixe vencer por uma minoria desonesta e corrupta.

 

Na empresa, temos que melhorar ainda mais a produtividade e a qualidade; cuidar ainda melhor do atendimento aos clientes; ter um relacionamento honesto com fornecedores. Temos que trabalhar mais que nunca para que este “nosso” Brasil, que é maioria, vença o outro Brasil contra o qual temos que lutar, civilizadamente, com as armas poderosas da honestidade, do comprometimento e da construção de valores éticos e morais cada vez mais elevados.

 

Se nos desmotivarmos e desistirmos estaremos dando a vitória aos que jamais deverão vencer. Se nos desmotivarmos seremos nós os maiores perdedores. Justamente agora, a nossa motivação deve ser a de mostrar a todos e a nós mesmos que somos um povo forte e capaz de construir um só País, aquele que queremos e sempre merecemos — o “nosso” Brasil!

 

Não desista! Não se deixe desmotivar! Pense nisso. Sucesso!


voltar

SETCESP
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.