A decepção por expectativas ingênuas
Compartilhe

Quantas vezes você já se decepcionou com pessoas, empresas, organizações e situações nas quais ingenuamente acreditava?

Você votou naquela pessoa acreditando que ela seria honesta, cumpriria suas promessas e trabalharia para o bem de todos. Quanta decepção!

Você contratou aquela pessoa acreditando que ela daria tudo de si para levar sua empresa ao sucesso. Que decepção!

Você acreditou que estava segura em seu emprego. Foi dispensada através de uma mensagem de WhatsApp sem nunca ter sido avaliada e sem nenhuma explicação prévia. “Entrou no corte…”.

Você se casou com aquele rapaz ou moça acreditando que viveriam uma vida feliz e constituiriam uma família exemplar. Que ilusão!

Você fez uma reunião com seu fornecedor e ele se comprometeu a cumprir todos os prazos de entrega. Cumpriu?

Você acreditou na palavra daquela pessoa que lhe pareceu honesta e sincera e logo descobriu que ela não passava de uma grande mentirosa. Que horror!

De quantas expectativas ingênuas temos sido vítimas? Por quantas decepções teremos que passar até que tenhamos uma consciência crítica sobre as pessoas com quem convivemos?

Você confia integralmente naquela pessoa que trabalha com você. Na primeira oportunidade ela vai para a concorrência por uma oferta de salário pouco maior da qual você nem sequer ficou sabendo…

Você soube que seu funcionário ou funcionária está abrindo um negócio para concorrer com você e está levando com ele ou ela um de seus melhores colaboradores….

 Você mudou de emprego acreditando que naquela nova empresa teria condições de desenvolver todo o seu potencial criativo, dar mais de si com muita motivação. Logo descobriu que seu emprego anterior era melhor….

Você acreditou numa estória de doença grave que a pessoa que trabalha para você contou. Em seguida descobriu que era tudo mentira com o objetivo de pedir aumento de salário ou um benefício adicional qualquer….

Você acreditou que seu companheiro ou companheira estava realmente fazendo trabalhos extras extenuantes após o horário de trabalho e em seguida descobriu que tudo não passava de uma traição.

Você acreditou que sua empresa estava passando por sérios problemas tributários e financeiros de difícil solução e em seguida descobre que seus assessores financeiros lhe deram um golpe em conluio com seus advogados e mais o escritório de contabilidade que você acreditava serem de extrema confiança….

Complete esta lista de decepções com as que já experimentou. Pessoas, empresas e organizações em quem confiou cegamente e que, após um tempo, decepcionaram você.

Como teria dito Abraham Lincoln, “Você pode enganar uma pessoa por muito tempo; algumas por algum tempo; mas não consegue enganar todas por todo o tempo.” Mais cedo ou mais tarde a verdade aparece. Ela sempre aparecerá e vencerá, e aquelas pessoas que se julgaram espertas e pensaram poder enganar se verão, elas sim, enganadas porque perderão de vez sua credibilidade e respeito.

Restará para nós, os ingênuos, a tristeza da decepção de termos acreditado em quem não merecia o nosso crédito. Paciência. Azar delas!

Pense nisso. Sucesso”


voltar