5 tendências para empresas em crescimento em 2021
Compartilhe

Ninguém podia prever o cenário econômico e social que vivemos em 2020, que derrubou as estratégias de negócios previamente delineadas para o período e obrigou empresas a tomarem novos rumos para manter seus negócios. Ainda é difícil fazer previsões sobre 2021, mas já podemos indicar tendências para as empresas que anseiam crescer neste ano.

Comece pela tecnologia

Se você está planejando abrir uma pequena empresa ou está desenvolvendo seu plano de negócios, saiba que a implementação de softwares de gestão deve estar entre as prioridades.

Utilizar sistemas que ajudam a ter uma visão completa sobre suas operações e a entender o comportamento do seu cliente pode ajudar a aprimorar sua estratégia de vendas em tempos que estamos mais distantes fisicamente e mais próximos virtualmente. A oportunidade está em realizar um trabalho mais ativo no acúmulo de informações sensíveis para fidelizar o relacionamento com seus clientes.

Comércio eletrônico em crescimento

O boom de compras online que ocorreu no início da pandemia acelerou a transição de muitos consumidores para o universo do e-commerce. Segundo o Jornal Valor, dados do boletim sobre notas fiscais eletrônicas da Receita Federal, mostram que que o comércio eletrônico atingiu a marca de R$ 231,9 bilhões no acumulado do ano. O que representa um crescimento real de 41,2%.

Considere aumentar sua presença online para alcançar mais clientes. Estruture os processos internos para que você tenha controle sobre estoques e se mostre receptivo, apresentando diversas opções de canais de atendimento que permitam capturar feedbacks e melhorar seu desempenho.

Investimentos em segurança digital

Levar seu negócio ao ambiente digital também significa que você terá que investir na segurança das suas informações e do seu cliente. Em 2020, os ataques cibernéticos ultrapassaram 3,4 bilhões de tentativas entre os meses de janeiro e setembro, de acordo com Associação Brasileira de Internet (Abranet).

Em um ambiente com tanta hostilidade, você deve reservar uma parcela de investimento para manter a segurança de informações sigilosas, prepare sua equipe para que não cliquem em links estranhos e não compartilhem informações confidenciais.

Home office pode se tornar padrão

A adaptação ao trabalho remoto em 2020 mostrou para os CEOs que é possível manter funcionários engajados e uma rotina produtiva mesmo com o trabalho remoto e essa parece ser uma tendência que vai durar muito tempo. Ainda que em regime híbrido, com profissionais trabalhando de casa em alguns dias da semana e alocados nas empresas em outros dias, o home office mostrou-se uma alternativa possível, as empresas devem manter uma boa estratégia de comunicação interna, líderes precisam estar perto da sua equipe e praticar uma escuta ativa para manter os colaboradores unidos e as estratégias alinhadas.

Resiliência é o caminho

Uma empresa resiliente pode sobreviver a momentos inconstantes e muitas empresas em crescimento usaram sua capacidade de análise do cenário pandêmico para se adaptar à nova rotina e manter seus negócios prosperando.

Diante da pressão dos novos tempos, líderes de pequenas e médias empresas se prepararam para aprimorar estratégias, ampliando canais de atendimento e reforçando o suporte ao cliente, reforçando a comunicação com colaboradores e sua proteção, além de rever as possibilidades de negócios desenvolvendo novos produtos e serviços.


voltar