11ª Conferência de Tarifas destaca a necessidade do repasse do custo do frete
Compartilhe

Evento realizado hoje (22), apresentou o aumento no valor dos insumos indispensáveis ao setor, especialmente do diesel

A 11ª edição da Conferência de Tarifas, foi realizada nesta manhã, na sede do SETCESP. Cerca de 140 pessoas entre empresários, especialistas e executivos do setor de transporte participaram do evento, que reverbera também os assuntos discutidos no CONET (Conselho Nacional de Estudos em Transportes, Custos, Tarifas e Mercado).

“O custo é o maior calcanhar de Aquiles dos transportadores”, disse o presidente do Conselho Superior e de Administração do SETCESP, Adriano Depentor, ao comparar a lenda grega que explica a origem do ponto fraco às dificuldades enfrentadas pelos transportadores diante do preço dos insumos.

Na ocasião, o presidente da FETCESP, Carlos Panzan, falou da importância da participação de todos os associados com relação a este assunto, “precisamos estar unidos, porque assim somos fortes, caso contrário, vamos ver muitas empresas sucumbirem frente aos custos”.

Em sua apresentação, Lauro Valdivia, engenheiro de transporte e assessor técnico da NTC&Logística, listou os componentes tarifário do frete. “Prestar serviço de transporte não é simples, e por isso, não dá para ser cobrado de forma simples. O transporte está sujeito a muitas variações”, enfatizou o engenheiro que exemplificou algumas das situações que são suscetíveis ao transporte: “o veículo pode ficar preso em um congestionamento, por conta de um alagamento, um deslizamento ou até um acidente. Estamos vulneráveis a estas coisas”. Ele insistiu que esses motivos têm que ser considerados quando o frete for cobrado.

Valdivia também informou os números da pesquisa da NTC 2021, que mostra que a variação dos insumos, de março de 2021 a março de 2022, teve um aumento de 20,6% na carga fracionada e 28,6% na carga lotação. Além disso, a variação do diesel atingiu um aumento de 78,7% desde dezembro de 2020, segundo os dados da ANP. Vale lembrar que o diesel representa 35% dos custos envolvidos no transporte.

Ele reforçou também a importância de adicionar gatilhos no contrato para ajustes de frete quando a variação dos insumos for muito alta, observando que há pouco, a Tabela do Piso Mínimo de Frete foi ajustada, por conta da variação do diesel. Um aumento de 11,5% no coeficiente de deslocamento.

“As pessoas entram em uma negociação mais preocupadas com o mínimo que dá para aceitar, do que com o máximo que dá conseguir”, alertou a economista do IPTC, Raquel Serini na ocasião.

A economista aconselhou sobre os itens que uma proposta comercial deve conter: especificações da operação, retirada de equipamentos, condições de seguro e situações de sinistros, avarias entre outros itens. Além disso, ela compartilhou em detalhes um modelo eficaz de proposta que servirá em caso de reajustes de insumos.

Ao final do evento, o analista de dados do IPTC, Bruno Carvalho, exibiu a nova ferramenta do SETCESP para os transportadores: o Painel do Diesel. Este é um conteúdo exclusivo para a consulta dos associados, que indica o mapeamento do preço médio do diesel na bomba em cada município do estado de São Paulo. “É uma ferramenta de facilitação para que o transportador possa saber o lugar onde pode ser mais vantajoso abastecer”, informou Carvalho.

“O objetivo deste nosso encontro foi subsidiar o transportador de informações para que ele possa ir ao mercado e repassar a realidade sentida pelo setor”, concluiu Depentor.


voltar

SETCESP
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.