03 passos para reduzir custos
Compartilhe

Para crescer e prosperar, toda empresa precisa aprender a identificar e reduzir custos desnecessários. Com esse exercício de análise, é possível realocar recursos, fazer um planejamento mais eficiente a longo prazo e, claro, economizar.

Conheça três passos para uma redução de custos eficaz:

  1. Controle de ociosidade

Podemos dizer que uma frota está ociosa quando o potencial dos veículos de uma empresa não está sendo utilizado ao máximo. Por exemplo: se alguns caminhões ficam parados na garagem (como no caso de algum problema mecânico) ou se uma carreta faz uma entrega em um destino mais distante e volta vazia.

Uma das principais consequências da ociosidade da frota é o aumento das despesas operacionais. Afinal, pegando a estrada ou não, os veículos geram custos como despesas mecânicas, IPVA, seguro etc.

O primeiro passo para combater essa ociosidade é descobrir os motivos pelos quais os veículos estão parados:

  • Os problemas mecânicos frequentes?
  • O tamanho da frota está adequado para a demanda?
  • Os veículos retornam para a garagem sempre vazios?

Após responder essas perguntas, você começará a entender as causas da ociosidade da sua frota e poderá combatê-la de maneira mais eficiente.

  1. Roteirização eficiente

Uma boa roteirização tem o objetivo de desenvolver a melhor sequência de paradas para que uma frota cumpra uma jornada mais produtiva. Quando feita de forma desorganizada, a roteirização pode gerar mais gastos para uma operação — tanto de dinheiro, quanto de tempo.

Ao elaborar uma rota, é preciso levar em conta questões como:

  • Menores distâncias a serem percorridas pelos veículos
  • Melhores vias para os tipos de veículos utilizados
  • Trechos nos quais o tráfego certos tipos de veículos é proibido
  • Horário acordado para entregas/retiradas no cliente ou fornecedor
  • Localização de postos com melhores preços de combustível ao longo das rotas
  • Alocação de mão de obra

Esse é um processo muito importante para garantir economia. Mas é importante ressaltar que ele também é difícil de ser realizado de forma manual, pois envolve diversas variáveis e leva bastante tempo. O que nos leva ao próximo passo.

  1. Automação de processos

Basicamente, a automação de processos consiste em tornar operacional um processo que antes era executado manualmente, utilizando tecnologia e integração de sistemas e dados. Esse é um passo muito importante na gestão, pois gera competitividade, eficiência e valor ao cliente.

No setor de transportes, isso faz toda diferença. Com o apoio de softwares especializados em gestão de frotas, é possível otimizar tarefas diárias e ainda ampliar a produtividade dos colaboradores. Isso porque ferramentas de automação tornam a gestão mais assertiva, facilitando e agilizando a tomada de decisões a partir de informações e dados confiáveis que podem ser consultados sempre que necessário.

Como a Cobli pode te ajudar

A partir de inteligência artificial, a Cobli descomplica a gestão e potencializa a frota. Os sistemas de telemetria e videotelemetria permitem que o gestor:

  • Acompanhe a localização dos veículos em tempo real
  • Crie rotas otimizadas conforme o número de veículos e horários de serviço
  • Programe e acompanhe o calendário de manutenções
  • Garanta a segurança dentro e fora da cabine do motorista
  • Melhore o modo de condução dos motoristas

Essas e outras funcionalidades ajudam a reduzir custos e prevenir acidentes, aumentando a lucratividade das transportadoras.

Aproveite as condições especiais dos associados SETCESP e agende uma demonstração com os especialistas. Quero aproveitar!


voltar

SETCESP
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.