Para crescer e prosperar, toda empresa precisa aprender a identificar e reduzir custos desnecessários. Com esse exercício de análise, é possível realocar recursos, fazer um planejamento mais eficiente a longo prazo e, claro, economizar.
Conheça três passos para uma redução de custos eficaz:
- Controle de ociosidade
Podemos dizer que uma frota está ociosa quando o potencial dos veículos de uma empresa não está sendo utilizado ao máximo. Por exemplo: se alguns caminhões ficam parados na garagem (como no caso de algum problema mecânico) ou se uma carreta faz uma entrega em um destino mais distante e volta vazia.
Uma das principais consequências da ociosidade da frota é o aumento das despesas operacionais. Afinal, pegando a estrada ou não, os veículos geram custos como despesas mecânicas, IPVA, seguro etc.
O primeiro passo para combater essa ociosidade é descobrir os motivos pelos quais os veículos estão parados:
- Os problemas mecânicos frequentes?
- O tamanho da frota está adequado para a demanda?
- Os veículos retornam para a garagem sempre vazios?
Após responder essas perguntas, você começará a entender as causas da ociosidade da sua frota e poderá combatê-la de maneira mais eficiente.
- Roteirização eficiente
Uma boa roteirização tem o objetivo de desenvolver a melhor sequência de paradas para que uma frota cumpra uma jornada mais produtiva. Quando feita de forma desorganizada, a roteirização pode gerar mais gastos para uma operação — tanto de dinheiro, quanto de tempo.
Ao elaborar uma rota, é preciso levar em conta questões como:
- Menores distâncias a serem percorridas pelos veículos
- Melhores vias para os tipos de veículos utilizados
- Trechos nos quais o tráfego certos tipos de veículos é proibido
- Horário acordado para entregas/retiradas no cliente ou fornecedor
- Localização de postos com melhores preços de combustível ao longo das rotas
- Alocação de mão de obra
Esse é um processo muito importante para garantir economia. Mas é importante ressaltar que ele também é difícil de ser realizado de forma manual, pois envolve diversas variáveis e leva bastante tempo. O que nos leva ao próximo passo.
- Automação de processos
Basicamente, a automação de processos consiste em tornar operacional um processo que antes era executado manualmente, utilizando tecnologia e integração de sistemas e dados. Esse é um passo muito importante na gestão, pois gera competitividade, eficiência e valor ao cliente.
No setor de transportes, isso faz toda diferença. Com o apoio de softwares especializados em gestão de frotas, é possível otimizar tarefas diárias e ainda ampliar a produtividade dos colaboradores. Isso porque ferramentas de automação tornam a gestão mais assertiva, facilitando e agilizando a tomada de decisões a partir de informações e dados confiáveis que podem ser consultados sempre que necessário.
Como a Cobli pode te ajudar
A partir de inteligência artificial, a Cobli descomplica a gestão e potencializa a frota. Os sistemas de telemetria e videotelemetria permitem que o gestor:
- Acompanhe a localização dos veículos em tempo real
- Crie rotas otimizadas conforme o número de veículos e horários de serviço
- Programe e acompanhe o calendário de manutenções
- Garanta a segurança dentro e fora da cabine do motorista
- Melhore o modo de condução dos motoristas
Essas e outras funcionalidades ajudam a reduzir custos e prevenir acidentes, aumentando a lucratividade das transportadoras.
Aproveite as condições especiais dos associados SETCESP e agende uma demonstração com os especialistas. Quero aproveitar!
voltar