GRU Airport isenta cobrança de estacionamento de caminhões após 5 horas
Compartilhe

A medida é válida de 15 de março de 2021 a 15 de abril de 2021 e foi tomada após apelo do SETCESP, que ressaltou problemas de atraso na carga e descarga de mercadorias do Aeroporto Internacional de Guarulhos

O GRU Airport Cargo informou, na última sexta-feira (12), que a cobrança do estacionamento de caminhões do TECA (Terminal de Cargas do Aeroporto Internacional de São Paulo), em Guarulhos, não será feita após 5 horas de espera. Ou seja, veículos de carga que ultrapassarem este prazo de estadia não precisarão pagar taxas de horas adicionais.

Leia também:
Páscoa COMJOVEM SP: torne esse momento mais especial para uma criança

A medida é válida de 15 de março de 2021 a 15 de abril de 2021 e foi tomada após pedido feito pelo SETCESP, representado pela Diretoria de Especialidade de Transporte Aduaneiro, que notou problemas de atraso para carregar e descarregar mercadorias do aeroporto de Guarulhos, base territorial da entidade.

“Há anos sofremos com o problema de carga e descarga e agora foi aberto um espaço para melhorarmos esse trabalho. O SETCESP está aqui pelo transportadores”, ressalta Tayguara Helou, presidente do Conselho Superior e de Administração da entidade.

O ofício enviado a Abel Alves Rochinha, presidente do Conselho de Administração do GRU Airport, pede o fim da demora ou que se cumpra a Lei nº 11.442, que diz que “o prazo máximo para carga e descarga do Veículo de Transporte Rodoviário de Cargas será de 5 (cinco) horas, contadas da chegada do veículo ao endereço de destino”.

Segundo Adauto Bentivegna Filho, assessor jurídico do SETCESP, é um avanço o reconhecimento do custo da hora parada. “Entretanto, isso não resolve o problema, uma vez que o mesmo precisa ser melhor debatido com a direção do aeroporto”, lembra.

Outras ações que estão sendo feitas para melhorar a operação 

Em resposta ao ofício enviado pelo SETCESP, o GRU Airpot Cargo revelou que outras ações estão sendo feitas para melhorar a operação de carga e descarga de mercadorias.

Uma delas foi a contratação de mais 60 pessoas para desempenhar atividades de movimentação e armazenamento de cargas no TECA. Também foram adicionadas 14 empilhadeiras à operação, chegando a um total de 67 equipamentos.

Além disso, foi informado que serão concedidos “abonos de armazenagem para clientes em trânsito (tabela TC4), a fim de evitar que estes paguem pelo período adicional de armazenagem”. Para entender essas e demais regras, acesse www.grucargo.com.br.  

Se quiser saber de mais detalhes sobre esta ou outras conquistas do SETCESP pelo setor, acesse aqui. Você também pode entrar em contato com o departamento Jurídico da entidade para esclarecer outras dúvidas pelo e-mail juridico@setcesp.org.br


voltar